Tempo , , 0°C

Educafro estabelece parceria com Instituto Federal e abre inscrições para 2018

Educafro estabelece parceria com Instituto Federal e abre inscrições para 2018

Educafro estabelece parceria com Instituto Federal e abre inscrições para 2018
março 20
17:00 2018

O núcleo Laudelina de Campos Melo, da rede de cursos pré-vestibulares Educafro, após muito procurar por uma nova sede em Poços de Caldas, fez parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais e passará a funcionar na sala 12 do campus local, na zona sul da cidade. As inscrições do curso, gratuitas, estarão abertas de 19 a 23 março (de segunda a sexta-feira) das 19h às 22h, na própria sala 12 do do Instituto Federal, na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, no Jardim Esperança.

O cursinho pré-vestibular Educafro atende estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. É necessário levar uma foto 3×4 e cópias dos comprovantes de renda familiar (holerites de quem mora na mesma residência dos candidatos à vaga) e do comprovante de escolaridade. A seleção segue não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade, ou seja, ser afrodescendente e estar há mais tempo longe da escola conta para ser selecionado, pois o curso tem caráter inclusivo. Ainda que seja formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião ou a falta dela critério de seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.

O núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro foi fundado em meados de 2003. “O Educafro foi extremamente importante, porque já tinha uma chamazinha militante, e o Educafro tem caráter político. As aulas da (professora) Karol Rebecka, de Cultura e Cidadania, que eram ótimas, faz nós refletirmos”, reflete Stefanie Rodrigues, que foi aluna em 2016, sendo aprovada em pedagogia na UEMG em 2017 e recém-aprovada em Geografia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, para onde mudou-se. “Aquele ano (de 2016) foi um ano de descobertas em vários outros aspectos, com as ocupações e nós tentando fazer uma unidade (com elas)”, analisa. O Educafro não é um curso pré-vestibular convencional e sim um movimento social, fundado na Baixada Fluminense no começo dos anos noventa. Por isso, possui em sua grade a mencionada disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, sexismo e outras temáticas relativas aos direitos humanos.

Caso o candidato a uma vaga seja aprovado, há uma colaboração anual de R$ 50,00 – usada para manutenção material do curso. Não são cobradas mensalidades e as aulas começam em dois de abril. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 98803-3526, com Tiago, ou mandando mensagem no aplicativo Whatsapp para 98805-7923, com Daniel. Além disso, também está disponível o e-mail educafropcaldas@yahoo.com.br e a página no Facebook: Educafro – Poços de Caldas.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *