Tempo , , 0°C

Samu implanta base descentralizada na zona leste

 Extra!

Samu implanta base descentralizada na zona leste

Samu implanta base descentralizada na zona leste
novembro 20
15:35 2017

Foi inaugurada na última sexta-feira, 17, uma base descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) em um anexo ao lado do Hospital da Zona Leste.  Com a inauguração da base descentralizada, o objetivo é ter uma ambulância básica nesta região da cidade, no período das 7h às 19h, nos momentos em que a mesma não estiver sendo utilizada em atendimentos.

“A intenção é melhorar ainda mais o nosso tempo de resposta. Daqui a seis meses teremos dados para avaliar os resultados desta base descentralizada”, informou Nair Teodora Smith Chuva, diretora do Samu.

“Essa ação faz parte de uma avaliação permanente que nós fazemos sobre o que pode ser modificado e o que precisa ser melhorado. A região tem grande demanda pelo atendimento e nós esperamos que esta base descentralizada traga melhorias para o serviço prestado, reduzindo o tempo de resposta. A situação financeira do município é complicada, mas a saúde é prioridade”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.

“Atendemos aqui hoje a uma demanda da população, que foi avaliada com cautela e chegamos à conclusão de que este espaço vai abrigar muito bem esta base”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. Também participaram da inauguração, o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o vice-prefeito Flávio Faria; a enfermeira coordenadora do HZL, Sandra Soares Mendes; além de servidores do Samu, de outros setores da saúde e do município.

Samu

O Samu começou a funcionar em Poços em dezembro de 2006. Há 11 anos no município, o número de atendimentos prestados pelo serviço é crescente. São em média, 4500 ligações recebidas por mês, que resultam em orientações por telefone e/ ou atendimento com deslocamento de ambulância. O Samu é para atender a casos de urgência e emergência, que envolvam riscos de morte. A equipe é composta por cerca de 80 pessoas: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, auxiliares administrativos e de serviços gerais. O Samu em Poços tem três ambulâncias básicas e uma avançada, além de carros reserva.

O serviço também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA, para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover, que precisam do transporte para outros atendimentos de saúde mas que não se enquadram em urgências e emergências. O número para solicitação do Samu é o 192.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *