Tempo , , 0°C

DMAE completa 52 anos e busca modernização dos serviços

 Extra!

DMAE completa 52 anos e busca modernização dos serviços

DMAE completa 52 anos e busca modernização dos serviços
setembro 15
15:53 2017

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) completa nesta sexta-feira, 15,  seus 52 anos. E anuncia que algumas mudanças precisam ser feitas buscando a modernização, dentre elas a reestruturação administrativa, para continuar servindo toda a população de maneira eficaz e com ainda mais qualidade.

Segundo José Valdeci Leda, especialista em gestão pública, para que a reestruturação ocorra foram realizadas minuciosas análises e pesquisas na estrutura existente, ao mesmo tempo em que foram feitas entrevistas com os gestores da autarquia e servidores indicados por eles com o propósito de conhecer melhor a realidade atual e coletar sugestões de melhorias no ambiente organizacional.

“Foram estudadas ainda as estruturas de organizações públicas voltadas para o saneamento, identificando processos similares e também inovações no âmbito de otimização e modernização dos serviços. É importante ressaltar que o projeto é de todos, pois somente pensando em conjunto que conseguiremos fazer com que o DMAE atinja o modelo de eficiência e eficácia garantindo melhorias na prestação de serviços e consequentemente na qualidade de vida da população de Poços de Caldas”, diz Leda.

História

Passado – Os mananciais que brotam da Serra de São Domingos serviram como primeira fonte de abastecimento de Poços de Caldas. Em 1908, foi instituída a Companhia de Serviços Termais, Autarquia com finalidade de administrar os serviços de saneamento básico do município, logo os primeiros reservatórios foram edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada. Em 1927 foi criada a Superintendência dos Serviços Termais de Poços de Caldas, que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Entre as primeiras obras executadas incluem-se adutoras, filtros, o primeiro reservatório (Rua Pará no centro de Poços) e a instalação dos primeiros 800 hidrômetros na cidade. Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) com água captada da represa Saturnino de Brito (homenagem ao engenheiro que a idealizou) sendo que, posteriormente, utilizando também os mananciais Marçal Santos e Cachoeirinha/Ribeirão da Serra. Em 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.

Presente – Hoje o DMAE conta com 460 funcionários entre servidores, estagiários e guardas mirins. Possui três estações de tratamento de água, com capacidade instalada de tratamento de 780L/seg, atende 99,6% da população com água tratada e coleta 99,8% do esgoto das residências. É responsabilidade do DMAE, a água chegar até os moradores da cidade com qualidade. Além disto, a Autarquia também contribui, analisando a qualidade da água de 24 fontanários existentes em Poços de Caldas. Além de cuidar da água o DMAE possui duas estações de tratamento de esgoto, trata 30% do volume coletado e em breve tratará os 70% restantes.

Futuro – O DMAE investe cada vez mais em novas tecnologias na substituição da antiga rede de distribuição. Com a implantação do projeto de Controle de Perdas, em apenas dois anos, a meta de redução que era de 15% já atingiu mais da metade e até 2016 será totalizada. Investimentos realizados na aquisição de hidrômetros inteligentes irão diminuir ainda mais as perdas de água em Poços de caldas. A autarquia também investe na preservação dos mananciais, para garantir o abastecimento de água à população, com responsabilidade sócio-ambiental. Para preservação da água que temos, o DMAE realiza constantemente, diversas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, como: armazenamento correto de águas das chuvas, controle de poluição, racionalização do uso da água e educação ambiental.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *