Tempo , , 0°C

Comida di Buteco começa nesta sexta-feira em Poços de Caldas

Comida di Buteco começa nesta sexta-feira em Poços de Caldas

Comida di Buteco começa nesta sexta-feira em Poços de Caldas
abril 12
14:27 2018

Dezessete bares participam da edição do concurso Comida di Buteco 2018, que começa nesta sexta-feira, 13 de abril e vai até o dia 6 de maio em Poços de Caldas. Este é o maior concurso de cozinha raiz do Brasil, que tem como missão transformar vidas através da cozinha de raiz, chega este ano à sua 11ª edição na cidade, com o slogan “É tempo de buteco”.

O lançamento aconteceu na cidade na quinta-feira da semana passada, quando foram apresentados os petiscos de 4 bares, além do vencedor do concurso do ano passado em Poços, o JK Bar, no bairro Imaculada. Estiveram presentes representantes da imprensa local, mais a visita do prefeito Sérgio Azevedo, que esteve acompanhado pelos secretários Tiago Biagioni e Celso Donato.

O evento vem ao longo dos anos divulgando receitas da cozinha raiz e promovendo o desenvolvimento sócio econômico dos estabelecimentos participantes. Como resultado deste trabalho, tornou-se um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Quase duas décadas de sabores, trazendo para a discussão a evolução do cenário gastronômico da cozinha raiz neste tempo.

Para brindar o público deste ano, a coordenação do concurso como mote da campanha publicitária, convoca a todos para vivenciar o que “É tempo de Buteco” . “É nesses locais que tudo acontece. O buteco acaba sendo uma extensão de nossa casa, onde queremos encontrar uma comida boa, pessoas agradáveis e um lugar aconchegante”, conta Mariana Silveira, coordenadora regional do concurso.

Esta edição o tema é livre, incentivando ainda mais a criatividade dos participantes.

Receita de Carinho Dona Benta

A Dona Benta, da J.Macêdo, estreia no Comida di Buteco. A marca, além de ser uma das patrocinadoras, promove o Prêmio Receita de Carinho Dona Benta: dos 580 botecos participantes do evento, 511 toparam o desafio e vão concorrer também com receitas de petisco, entrada, prato principal ou sobremesa que utilizam um ou mais produtos da marca. o Prêmio Receita de Carinho Dona Benta, baseado nas decisões da comissão de jurados (em votação secreta), soma R$ 40 mil, valor distribuído entre os botecos vencedores de cada cidade participante. Eles também recebem troféu. A avaliação leva em conta três quesitos: sabor, criatividade e apresentação. Outros R$ 10 mil vão para o melhor colocado no concurso nacional do Comida di Buteco com receita que leve produto Dona Benta.

Segundo Ronaldo Perri, diretor geral do Comida di Buteco, “o concurso vem conseguindo atrair marcas que nunca foram patrocinadoras; cada uma com uma motivação e interesse específicos, evidenciando a diversidade de atuação promocional que o projeto possibilita para a indústria.”

Para este ano, os amantes da gastronomia do buteco terão a oportunidade de experimentar receitas de petisco, entrada, prato principal ou sobremesa com produtos Dona Benta. “Nem é preciso dizer que temos surpresas muito agradáveis e deliciosas preparadas”, conta Ronaldo.

Reserva 51

Pensando no propósito do Comida Di Buteco, de valorizar cada vez mais a tradicional comida de raiz brasileira, a Cia. Müller firma parceria com o concurso, a fim de prestigiar a cultura nacional e consolidar sua penetração no segmento. As marcas Reserva 51, Cachaça 51 e 51 Mel estarão presentes de forma versátil, para criar diferentes momentos de consumo, evidenciando o quanto a bebida pode harmonizar não apenas com a experiência do boteco, mas também com petiscos de bar.

Aplicativo para votação tem teste em Poços de Caldas

As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano. E como não podia deixar de ser, o Comida di Buteco também está ligado na era digital. Um aplicativo para que o público possa votar pelo celular tem sua fase de teste e a cidade escolhida para tal foi Poços de Caldas, pela expressiva votação que a cada ano só faz aumentar.

O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas Google Play e IOS. Após baixar o app, deverá ser feito um cadastro simples e o butequeiro estará apto a votar nos quatro quesitos, como na cédula de papel. É necessário estar presente no bar, pois a identificação é feita por geolocalização.

A apuração será feita pela Vox Populi bem como o voto de papel, que nunca será extinto. “Mesmo que a votação digital se consolidar, vamos continuar com os dois formatos. Mas inicialmente é um projeto piloto. Poços foi escolhida por ser uma cidade de muita relevância dentro do Comida, que tem um número enorme de votos, por isso o teste do aplicativo será feito aqui”, informa Mariana Silveira.

A cozinha de raiz, matriz do Comida di Buteco

Ronaldo Perri entende a Cozinha de Raiz como aquela que detém os elementos que compõem a alma gastronômica e cultural de uma nação. “Tecnicamente falando, temos uma culinária voltada para as raízes, para o regional, para o típico, a gastronomia de história, a comida-da-casa-da-avó, a comida que tem uma sofisticação subliminar que está exatamente na sua não sofisticação, mas, no uso do ingrediente regional mais comum, tirando dele o que se tem de melhor. O Comida di Buteco leva as pessoas ao lugar mais genuíno onde podemos vivenciar essa cozinha: o boteco”, relata o sócio diretor.

Melhor Buteco da cidade

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando seu desempenho nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no final do mês de Julho.

Patrocinadores 2018

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Butecos participantes Poços de Caldas – Edição 2018

1. Bar Cebola Brava (estreante)

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida Champagnat, 1151 – Vila Cruz

Telefone: (35) 9 9174-8527 / (35) 9 9904-5557

Funcionamento: Segunda e terça: 17h às 23h / Quarta e quinta:17h à 0h / Sexta: 17h às 2h / Sábado: 15h às 2h

Nome do petisco: Mata fome

Descrição: Pescoço de peru acompanhado de farofa especial

2. Bar do Bosco

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Santa Catarina, 569 – Centro

Telefone: (35) 3714-7095

Funcionamento: Diariamente: 11h às 23h

Nome do petisco: Bebê com Fraldinha

Descrição: Fraldinha de frigideira a palito

3. Bar do David

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida Leonor Furlaneto Delgado, 140 – Jardim Philadelphia

Telefone: (35) 9 9858-5585

Funcionamento: Diariamente: 16h às 23h

Nome do petisco: Rissol à Moda da Casa

Descrição: Risole de massa de mandioquinha com recheio de costela desfiada

4. Bar do Dodô

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Assis Figueiredo, 246 – Centro

Telefone: (35) 9 8811-7621 /(35) 9 8811-7984

Funcionamento: Segunda a sexta: 18h à 0h / Sábado: 12h à 0h /Domingo: 12h às 22h

Nome do petisco: Nhobresa

Descrição: Nhoque frito com lingüiça calabresa acebolada

5. Bar do Jayme

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida Francisco Salles, 1493 – Centro

Telefone: (35) 3715-6625

Funcionamento: Diariamente: 14h à 0h

Nome do petisco: Bafo de Boi

Descrição: Costela bovina assada servida com mandioca ao alho e óleo

6. Bar do Vinícius (estreante)

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Antonio Augusto Legutke, 7 – Jardim Country Club

Telefone: (35) 3712-0874

Funcionamento: Segunda a sábado: 17h às 22h / Domingo: 8h às 17h

Nome do petisco: Zé Galinha

Descrição: Isca de frango espetada e empanado na farinha de pão, acompanhado de maionese caseira de cheiro verde

7. Bar Original

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida Francisco Salles, 36 – Centro

Telefone: (35) 3721-8572

Funcionamento: Diariamente: 10h à 0h

Nome do petisco: Putchero Tchê

Descrição: Pernil, peito de frango, linguiça calabresa, vinho branco, batata doce, mandioca, tomate, cebola, pimentão amarelo, sal, pimenta calabresa e salsinha

8. Bardo Dé

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Canadá, 429 – Jardim Quisisana

Telefone: (35) 9 9848-0071

Funcionamento: Terça a sexta: 16h à 0h / Sábado: 12h à 0h / Domingo: 13h às 20h

Nome do petisco: Nossa bandeira

Descrição: Torradas recheadas com molho barbecue caseiro, tomate, alface, mini almôndegas, queijo prato fundido, revestidas com cebola em flocos. Acompanha molho de alho azul caseiro

9. Bigodera

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Assis Figueiredo, 1241 – Centro

Telefone: (35) 3722-3600

Funcionamento: Segunda a quinta: 16h às 23h / Sexta: 16h à 1h / Sábado: 11h à 1h / Domingo: 11h às 23h

Nome do petisco: Vulcão

Descrição: Cesta de massa de pastel recheada com costela bovina coberto com catupiry e parmesão gratinado

10. Boteco Cana Benta (estreante)

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Camerino Nogueira da Silva, 15 – Parque Primavera

Telefone: (35) 9 9950-1774

Funcionamento: Segunda a quinta: 17h às 23h / Sexta: 17h à 0h / Sábado: 11h à 0h

Nome do petisco: Escondidinho invertido

Descrição: Escondidinho invertido: purê de batatas com bacon, carne de panela na cerveja preta, requeijão cremoso, queijo e pimentas biquinho

11. CQC – Comé Que Chama Bar

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Capitão Afonso Junqueira, 10 – Centro

Telefone: (35) 3712-2523

Funcionamento: Domingo a quinta: 18h à 0h / Sexta: 18h à 0h50 / Sábado: 16h à 0h50

Nome do petisco: Mineirão

Descrição: Biscoitão recheado com queijo nozinho, cheddar, bacon e rúcula

12. Espetinho Bar

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida João Pinheiro, 1480, loja 3 – Vila Cruz

Telefone: (35) 3714-3249

Funcionamento: Domingo a quinta: 11h às 23h / Sexta e sábado: 11h à 1h

Nome do petisco: Croquete Espetinho

Descrição: Croquete de tilápia com mussarela

13. Hora +

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Praça Dom Pedro II, 64 – Centro

Telefone: (35) 3721-5365

Funcionamento: Diariamente: 17h às 2h

Nome do petisco: Minas é +

Descrição: Bolinho de queijo minas com recheio de lingüiça, acompanhado de molho de tomate seco

14. JK Bar

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Dom Eugênio de Mazendo, 6 – Maria Imaculada

Telefone: (35) 3714-4736

Funcionamento: Segunda a sexta: 18h às 23h / Sábado: 12h às 23h

Nome do petisco: Cuscuztelinha

Descrição: Costelinha de porco acompanhada com cuscuz especial, agrião e molho de pimenta vermelha

15. Pub do Cumpadi (estreante)

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Rua Goiânia, 574 – Jardim dos Estados

Telefone: (35) 9 9204-6257 / 3713-4361

Funcionamento: Segunda a sexta: 16h à 0h / Sábado: 14h à 0h / Domingo: 14h às 20h

Nome do petisco: Contra filé ao Molho Biju

Descrição: Contra filé preparado no disco de arado com tomate, cebola, pimentão e alho regado com shoyu

16. Santa Villa

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida João Pinheiro, 1120 – Vila Cruz

Telefone: (35) 3713-3000

Funcionamento: Segunda a quinta: 17h à 0h / Sexta: 17h à 1h / Sábado: 11h à 1h / Domingo: 11h às 18h

Nome do petisco: Tieta Mineira

Descrição: Pedaços de cupim bovino assado no bafo, acompanhado de purê de mandioca com queijo canastra molho de carne e farofa de mandioca da casa

17. Toa Toa Bar

Cidade: Poços de Caldas

Endereço: Avenida Santo Antonio, 16 – Centro (esq. Praça dos Macacos)

Telefone: (35) 3722-2774

Funcionamento: Segunda a quinta: 17h à 0h / Sexta: 17h à 1h / Sábado: 12h à 1h / Domingo: 12h à 0h

Nome do petisco: Trem do avesso!

Descrição: Linguiça suína a moda Toa Toa, assada, puxada na manteiga, coberta com queijo, ovo frito e banana empanada

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *