Tempo , , 0°C

Dia D imuniza cerca de cinco mil pessoas contra a gripe em Poços

Dia D imuniza cerca de cinco mil pessoas contra a gripe em Poços

Dia D imuniza cerca de cinco mil pessoas contra a gripe em Poços
maio 16
16:29 2018

No último sábado, 12, Dia D Imunização Nacional contra a Gripe. 20 salas de Poços foram abertas para o atendimento ao público. Cerca de cinco mil doses foram aplicadas na ação. Na unidade básica de saúde da Cascatinha, o jardineiro Sebastião Germano Reis, 65, foi logo cedo. “Sábado é mais fácil porque a gente não trabalha”. Na UBS São Jorge, o cuidador de idosos Roberto Piva, 60, foi um dos atendidos. “Vi na televisão que hoje era o Dia D e vim para ficar protegido”.

Movimento grande também na sala do centro. “Durante a semana estamos vacinando em média, 600 pessoas por dia e no sábado o movimento é parecido”, comentou a técnica de enfermagem Mizaela Thaís de Oliveira. Já na Regional Sul, o eletricista Iurildo Dias, 57, levou o filho Isac, de 7 anos, que sofre de bronquite asmática, para ser vacinado contra a gripe. “Não doeu nada, foi tranquilo”, disse o garoto. O pai aproveitou para colocar o cartão de vacinação em dia. “Tomei a vacina contra a febre amarela e a antitetânica”. A novidade do sábado foi a vacinação também no Itamaraty e no Santa Augusta, esta última com atendimento de imunização contra a gripe também todas as terças, das 8h às 16h. “É muito bom ter a vacinação aqui no bairro”, disse a auxiliar de serviços gerais, Enilda Maria Martins da Silva, 61.

O prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, acompanharam os trabalhos das equipes de saúde, no último sábado. “Fiz questão de vir cumprimentar os nossos servidores da saúde pelo empenho e pela dedicação, porque ações como esta só são realizadas e têm êxito, por causa do trabalho de cada um”, disse o prefeito. “É muito importante que a população atenda ao chamado da saúde e venha receber a vacina contra a equipe. Nossas equipes estão mobilizadas para este trabalho que ainda segue por mais duas semanas”, complementou o secretário.

Com a vacinação do Dia D, já são 19.245 o número de doses aplicadas em Poços nesta campanha. Até o momento, o grupo com maior cobertura vacinal é o de trabalhadores da saúde, 81,04%; seguido pelas mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, que está em 77,49%. Já foram imunizados 58,92% da meta prevista para os idosos; 49,04% das gestantes; 53,05% dos professores das redes pública e privada e 35,05% das crianças, a partir dos seis meses e com até cinco anos incompletos.

No número de doses aplicadas, também estão computadas as vacinas dadas mediante prescrição médica a pessoas com doenças crônicas, mas estes dados não integram a meta definida pelo Ministério da Saúde. “Nós continuamos pedindo que a população que faz parte do grupo prioritário procure uma das nossas salas de vacina, para que a gente possa ter um inverno tranquilo e livre da gripe em Poços”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro Ferreira.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários. A contra indicação é para pessoas com histórico de alergia ao ovo.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *