Tempo , , 0°C

Especialista diz que problemas comuns aos olhos são por negligência

 Extra!

Especialista diz que problemas comuns aos olhos são por negligência

Especialista diz que problemas comuns aos olhos são por negligência
julho 09
19:24 2015

Dia Mundial da Saúde Ocular

Especialista alerta que problemas mais comuns, normalmente, são decorrentes de negligência.

Nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia calcula que existe mais de um milhão de pessoas com cegueira no Brasil e que 75% dos casos são evitáveis e têm tratamento. Daí, a importância da prevenção.

Cerca de 80% das informações recebidas pelo sistema nervoso vêm dos olhos, por isso, é importante cuidar bem deles. Os especialistas recomendam consultas ao médico oftalmologistas periodicamente, e, não somente quando houver algum incômodo nos olhos.

A maioria das doenças oculares apresenta sintomas apenas em estágios avançados. O médico, Rafael Nogueira, especialista em Córnea e Cirurgia Refrativa, do Instituto Donato Oftalmologia, diz que é muito importante fazer consultas de rotina.

Dr. Rafael2

Segundo Nogueira, a primeira deve acontecer no nascimento, com a realização do Teste do Olhinho, que pode detectar doenças raras e graves. “O acompanhamento oftalmológico na infância vai garantir o desenvolvimento adequado da visão”, ressalta.

O especialista observa que outra dica importante é o uso dos óculos de sol. Ele alerta, ainda, para o perigo do uso de modelos falsificados, pois prejudicam os olhos. De acordo com o médico, os óculos solares dilatam a pupila e, se não tiverem um filtro eficiente contra os raios UVA e UVB, grande parte dessa radiação pode atingir os olhos e causar problemas visuais potencialmente graves. “Por isso, dê preferência para óculos escuros com proteção eficiente de radiação ultravioleta”, indica.

Nogueira alerta, também, para o uso indiscriminado, não orientado, de colírios, porque eles podem trazer danos à saúde ocular, desde alergias até catarata e glaucoma. “Também o uso incorreto e abusivo de lentes de contato, inclusive as estéticas, pode ser extremamente perigoso”.

Devido isso, acrescenta Nogueira, uma completa avaliação oftalmológica prévia ao uso de lentes de contato e um adequado teste de adaptação, feito pelo oftalmologista, garante o uso seguro das lentes.

No trabalho

Para Nogueira, o uso de óculos também é essencial para a segurança das pessoas em determinados locais de trabalho, como também protege durante à prática esportiva. O médico diz que muitas vezes, a proteção dos olhos contra traumatismos é negligenciada. “Por isso, o médico do trabalho, o técnico em segurança do trabalho e o oftalmologista, juntos, podem definir as melhores medidas preventivas”, concluiu.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *