Tempo , , 0°C

I Simpósio de Segurança do Paciente acontece nesta quinta

 Extra!

I Simpósio de Segurança do Paciente acontece nesta quinta

agosto 17
10:25 2017

 

Acontece nesta quinta-feira, 17, às 19h, no Espaço Cultural da Urca, o I Simpósio de Segurança do Paciente, fruto de uma parceria entre a Faculdade Pitágoras, a Prefeitura e a Vigilância Sanitária. A participação é gratuita e aberta aos profissionais da saúde. Para emissão do certificado, é necessário se inscrever pelo e-mail: simposioenfermagempitagoras@hotmail.com.

O Simpósio atende a RDC – Resolução de Diretoria Colegiada Nº 36 de 25 de julho de 2013, que institui ações para segurança do paciente em serviços de saúde. São ações de promoção da segurança do paciente e melhorias da qualidade do atendimento. A Resolução é aplicada aos estabelecimentos assistenciais de saúde pública, privados e filantrópicos, incluindo os que exercem ações de ensino e pesquisa.

No Simpósio também será discutida a necessidade de implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente nas unidades de saúde e a criação do Núcleo de Segurança do Paciente Municipal. “Pensar a gestão de risco é uma causa urgente. Descrever estratégias para esta prevenção é fundamental dentro deste processo. Inclusive este é um dos indicadores de avaliação da Vigilância Sanitária, proposto pelo Ministério da Saúde”, afirmou Rosilene de Oliveira Faria, coordenadora da Vigilância Sanitária.

“Hoje em dia o que mais se preza é a qualidade da assistência, a qualidade que a gente presta ao nosso paciente. E quando a gente fala de segurança, nós estamos realmente declarando a qualidade da nossa assistência prestada. Então, nós temos uma nova vertente na nossa saúde, que é a modificação da produtividade para qualidade”, explicou Carlos César Barbosa, coordenador da graduação de Enfermagem do Pitágoras.

Para o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, “é uma iniciativa extremamente oportuna e que visa o bem-estar do paciente através da avaliação das práticas adotadas em seu benefício. A discussão destas questões com os profissionais do ramo significa um grande avanço”.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *