Tempo , , 0°C

Unimed Poços comemora resultados de um ano do projeto Idoso bem Cuidado

 Extra!

Unimed Poços comemora resultados de um ano do projeto Idoso bem Cuidado

Unimed Poços comemora resultados de um ano do projeto Idoso bem Cuidado
outubro 05
16:25 2017

Projeto visa desenvolver ações que contribuam para a promoção da saúde e melhorem a qualidade de vida dos idosos

 

Na segunda-feira, 2 de outubro, a Unimed Poços comemorou um ano do Projeto Idoso Bem Cuidado. O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que selecionou, entre as operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços inscritos, 67 para implantá-lo como piloto. A Unimed Poços foi a única do Sul de Minas Gerais.

Desenvolvido na Unimed Poços dentro do Programa Viver Bem, o Idoso Bem Cuidado tem como objetivo desenvolver ações mais assertivas às necessidades dos beneficiários, com idade acima de 60 anos, no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção e gerenciamento dos fatores de risco e doenças crônicas, além da manutenção da capacidade funcional e da autonomia. Os participantes são acompanhados por meio de consultas com a enfermagem, para a classificação de risco de fragilidade; e também com o médico geriatra, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. De acordo com a classificação de risco – idoso frágil, em risco de fragilização e robusto – são agendados os retornos para o paciente em períodos que variam de três meses, seis meses ou um ano. Dois aspectos importantes que merecem destaque são a coordenação do cuidado com o idoso atendido pelo projeto, minimizando as entradas em pronto socorro e internações evitáveis, e as atividades oferecidas, como atividade física, oficina de memória e palestras para os cuidadores e familiares sobre questões do envelhecimento e prevenção de quedas.

“Neste primeiro ano, atendemos 542 beneficiários, com resultados excelentes”, destaca Iara Pimenta de Castro, supervisora do Programa Viver Bem. “Entre os principais resultados destaco a mudança de classificação do nível de fragilidade em alguns idosos e de redução de complicações de doenças preexistentes”.

Números do Idoso bem Cuidado:

· Nº de idosos atendidos: 542;

· Sexo: 21% homens e 79% mulheres;

· Faixa etária:

21% – 60 a 69 anos

34% – 70 a 79 anos

35% – 80 a 89anos

10% mais de 90 anos

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *