Tempo , , 0°C

Câmara promove simpósio sobre Autismo na sexta

Câmara promove simpósio sobre Autismo na sexta

abril 16
15:13 2018

A Câmara de Poços realiza na próxima sexta-feira, 20, a partir das 19h, um simpósio sobre Autismo, em alusão ao mês Abril Azul. O encontro, que atende a um requerimento do vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), será um momento de discutir ações que despertem a atenção da comunidade para o tema e abrir um espaço para sugestões de políticas públicas.

Em dezembro do ano passado, o Legislativo aprovou a Lei n. 9.220, que Institui no município o mês Abril Azul, dedicado à realização de ações educativas para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. O vereador Carlos Roberto, um dos autores da proposta, destacou que é preciso discutir a implementação de projetos voltados às pessoas com autismo, sugerindo, também, um debate sobre a importância do diagnóstico precoce. “Diversas pesquisas apontam que o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de um melhor desenvolvimento funcional e uma melhor qualidade de vida dessas pessoas. Esse simpósio vem contribuir com as políticas já adotadas, debatendo o tema com especialistas, representantes do Poder Executivo e comunidade em geral”, enfatizou o parlamentar.

O vereador lembrou de outras propostas apresentadas em 2017 e encaminhadas Executivo, que também sugerem melhorias no atendimento aos autistas no município. O anteprojeto de lei n. 50 trata da implantação da Política Municipal de Atendimento às Pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo. Já o de n. 53 reserva vagas preferenciais para os autistas em estacionamentos públicos e privados.

Para o legislador, tais medidas poderão ser abordadas durante o Simpósio, além de outros assuntos levantados pela comunidade. Foram convidados para o evento a presidente do Girafa (Grupo de Integração, Reunião e Apoio às Famílias dos Autistas, Glatieris Madeira, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Portadora do Espectro Autista, da 25ª Subseção da OAB/MG, Dr. Ricardo Bartnik Pereira, a psicóloga, psicanalista e doutora em Psicologia Clínica, Roberta Ecleide de Oliveira, e a neuropediatra Dra. Fernanda Junqueira de Castro.

Outras informações sobre o evento pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *