Tempo , , 0°C

Estudantes de Poços participam de etapa regional do Parlamento Jovem de Minas

 Extra!

Estudantes de Poços participam de etapa regional do Parlamento Jovem de Minas

Estudantes de Poços participam de etapa regional do Parlamento Jovem de Minas
agosto 22
14:30 2017

 

Vinte e quatro estudantes de Poços estiveram na última semana na Câmara Municipal de Guaxupé, onde participaram da plenária regional do Parlamento Jovem 2017. O Polo Sul de Minas 2, formado também pela cidade de São Sebastião do Paraíso, discutiu, aprovou e priorizou propostas que serão encaminhadas à fase estadual do projeto. O tema do PJ este ano é Educação Política nas Escolas.

Professores, coordenadores e monitores do projeto também prestigiaram o evento. De Poços de Caldas, além dos alunos e de professores das escolas que fazem parte do PJ, participaram da plenária os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Pedro Magalhães (PSDB) e a coordenadora Tais Ferreira.

De todas as propostas aprovadas pelos alunos do Polo Sul de Minas 2, seis foram priorizadas para a fase estadual: criação de projetos de Educação Política que abordem temas diversos, com a inserção da comunidade no ambiente escolar; ampliação do Parlamento Jovem para mais municípios do Estado; realização de aulas semestrais com temas políticos fornecidos pela Escola do Legislativo e de uma gincana sobre o tema estudado; criação de um projeto nas câmaras municipais para que estudantes possam acompanhar trabalho dos vereadores por um determinado período; inserção obrigatória do Grêmio Estudantil com eleições diretas em todas as instituições de ensino; realização de encontros regionais sobre gestão participativa e democrática nas escolas, com cursos, seminários e palestras para os gestores escolares.

Para a coordenadora de Poços, a plenária regional possibilitou que os participantes conhecessem as diferentes realidades de cada município. “Os alunos percebem que, expondo suas ideias e escutando o ponto de vista do outro, são capazes de aprimorar as propostas visando ao bem comum. Esse é o princípio da democracia e essa é a mensagem que o Parlamento Jovem quer transmitir aos jovens, ou seja, de uma política propositiva”, declarou Tais Ferreira.

Ainda durante o encontro, os alunos sugeriram o tema “Igualdade e diversidade de gênero: violência e preconceito” para a edição de 2018 do Parlamento Jovem. A escolha final será feita na etapa estadual do projeto, no mês de setembro, em Belo Horizonte, a partir das sugestões de todos os polos. Na plenária estadual, estarão presentes dois representantes de Poços de Caldas.

Projeto

Neste ano, participam do projeto as seguintes instituições de Poços: Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Doutor Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Padrão do Parque das Nações, Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, Centro Educacional Inovação e Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari.

O tema Educação Política nas Escolas foi dividido em três subtemas: Educação política e currículo; Interações entre a escola e sociedade na formação política dos jovens; Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Durante a realização do projeto, os estudantes participaram de diversas atividades na Câmara e nas escolas.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *