Tempo , , 0°C

Aves em risco de extinção ilustram selos que serão lançados em Poços

 Extra!

Aves em risco de extinção ilustram selos que serão lançados em Poços

Aves em risco de extinção ilustram selos que serão lançados em Poços
julho 13
14:44 2017
Os Correios escolheram espécies raras para ilustrar a emissão postal “Aves Brasileiras”, que entrou em circulação no dia 19 de junho, com lançamento em Brasília (DF), Poços de Caldas (MG), Foz do Iguaçu (PR), João Pessoa (PB) e Crato (CE). Em Poços de Caldas, o evento acontece na próxima segunda-feira, 17 de julho, no Criadouro das Aves fundado pelo empresário Moacyr Carvalho Dias (Xixo), às 15h. Os selos destacam três aves exclusivas do Brasil em perigo crítico de extinção: Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), Pararu-espelho (Claravis geoffroyi) e Rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis). Além da imagem das aves, as emissões destacam o logotipo da Birdpex 8, evento filatélico internacional previsto para 2018, no Grão-Ducado de Luxemburgo.
O lançamento dos selos é um alerta à preservação e vem ao encontro do trabalho de uma vida inteira do empresário Moacyr de Carvalho Dias à frente do Criadouro de Aves de Poços de Caldas e do Instituto Ave é Vida. Seu Xixo como era carinhosamente chamado, dedicou-se à preservação das espécies, à pesquisa e reprodução deixando um legado para Poços de Caldas e para o Brasil. O empresário faleceu em janeiro deste ano, aos 96 anos de idade, deixando a cargo de sua neta, Letícia de Carvalho Dias Agostini e seu filho Marcos de Carvalho Dias o compromisso de dar continuidade a este importante trabalho. O Criadouro de Aves será aberto à visitação em breve como Zoo dasS Aves, local da solenidade de lançamento.
Os selos estarão expostos na agência central dos Correios, na Rua Prefeito Chagas, 221, onde também poderão ser vistas fotos de aves do pesquisador Christian Dalgas Frisch e fotos da trajetória de Moacyr de Carvalho Dias. Esta exposição ficará aberta para visitação até o final do mês de agosto.
Sobre os selos
Para retratar as aves foi usada pintura em tela e nas folhas a técnica de computação gráfica. Cada folha contém 30 selos, que destacam separadamente cada uma das espécies. A impressão é offsetem papel couchêgomado. Um selo comemorativo é um selo postal de tiragem limitada, alusivo à comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é pré-determinado e o prazo de circulação indefinido. Eles são ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos, razão pela qual se tornam peças de coleção muito procuradas e de alto valor agregado
Os selos podem ser adquiridos nas agências ou na loja virtual dos Correios.
Serviço
Data: 17/07 – segunda-feira
Hora: 15h
Local: ZOO DAS AVES / Criadouro das Aves – Rua Antônio Bortolan, 910 – Bairro Bortolan – Poços de Caldas – MG (atrás da Danone).
Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *