Tempo , , 0°C

Estudantes de Engenharia de Computação do IFSuldeminas conquistam menção honrosa em competição nacional

Estudantes de Engenharia de Computação do IFSuldeminas conquistam menção honrosa em competição nacional

Estudantes de Engenharia de Computação do IFSuldeminas conquistam menção honrosa em competição nacional
fevereiro 27
13:54 2018

Os estudantes do curso de Engenharia de Computação do IFSuldeminas – Campus Poços de Caldas, Vanessa Cristina Furtado Fagundes e Cristiano Furtado Fagundes conquistaram menção honrosa, categoria “Educação”, na edição 2018 do programa Campus Mobile, na qual concorreram com o projeto Q-Braille.

A premiação aconteceu no dia 02 de fevereiro, em São Paulo. Os estudantes tiveram suas despesas de deslocamento e estadia custeadas pelo Instituto NET Claro Embratel, no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro. Na oportunidade, participaram de palestras, workshops e orientações para o desenvolvimento do projeto.

O projeto premiado consiste em um aplicativo para dispositivos móveis que realiza a transcrição de textos da língua portuguesa da escrita a tinta para o Braille negro, de modo a auxiliar o professor na confecção de material didático para alunos com deficiência visual. O projeto foi selecionado dentre 575 inscritos.

Trajetória do projeto Q-Braille

O projeto nasceu como trabalho interdisciplinar no curso Técnico Integrado de Informática, desenvolvido pelas estudantes Vanessa e Vitória Laudares Ansani nas disciplinas de Química e Aplicativos Móveis ministradas, respectivamente, pelos professores Elenice Aparecida Carlos e Mateus dos Santos.

Aprovada em Engenharia de Computação, Vanessa iniciou o curso e deu continuidade ao trabalho, intitulado Q-Braille: desenvolvimento de aplicativo para transcrição de fórmulas e equações químicas da escrita a tinta para o Braille. Em 2017, além da publicação do resumo, a pesquisa foi selecionada para apresentação oral no IX EPPEQ – Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, realizado no IFSP – Campus Sertãozinho.

Neste mesmo ano, Vanessa se une ao irmão Cristiano, também aluno do curso de Engenharia de Computação do Campus, e juntos inscrevem o projeto Q-Braille na renomada competição nacional promovida pelo Instituto NET Claro Embratel, Campus Mobile.

O projeto terá seguimento como tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Vanessa, que ainda cursa o 3º Período.

Programa Campus Mobile

O programa Campus Mobile é uma iniciativa do Instituto NET Claro Embratel em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-TEC), com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). O principal objetivo do programa é estimular jovens universitários a desenvolverem aplicativos ou serviços para telefonia móvel (celulares e tablets) que contribuam com o desenvolvimento social do Brasil. O Campus Mobile também proporciona a todos os participantes a oportunidade de conhecer e entrar em contato com renomados profissionais da área, participação em palestras e oficinas de interação com outros estudantes, que ajudam no desenvolvimento e no crescimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo contribui para o surgimento de novas tecnologias.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *