Tempo , , 0°C

IMS Poços realiza palestra sobre João do Rio e a literatura epistolar

 Extra!

IMS Poços realiza palestra sobre João do Rio e a literatura epistolar

agosto 24
10:08 2017

O Instituto Moreira Salles apresenta nesta quinta-feira, 24, às 19h, uma palestra dedicada ao escritor carioca João do Rio e discute o conceito da literatura epistolar. O encontro, mediado pelo professor Sergio Roberto Montero Aguiar, faz parte da programação em homenagem aos 25 anos do IMS em Poços de Caldas. A entrada é franca.

Os aspectos do fazer literário e, sobretudo, a especificidade da literatura epistolar, serão discutidos a partir do romance “A correspondência de uma estação de cura” (1918), de João do Rio, lançado pelo IMS no ano de 1992. Neste romance, o autor, mediante bilhetes e cartas, construiu com sutileza um malicioso painel da agitação mundana em Poços de Caldas – a mais elegante das estações de águas no início do século XX.

João do Rio, pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, também conhecido por Paulo Barreto, foi jornalista, cronista, tradutor e teatrólogo brasileiro e uma das maiores expressões da cultura brasileira de seu tempo.

Professor Sergio Roberto Montero Aguiar possui graduação em Letras Espanhol/Portugues (1986) e Mestrado em Literaturas Espanhola e Hispano-americana (1992) pela Universidade de São Paulo. É mediador do projeto Panorâmicas Literomusicais e do Clube de Leitura do IMS Poços.

João do Rio e a literatura epistolar

Data: 24 de agosto (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Rua Teresópolis, 90 | Jd. dos Estados | Poços de Caldas – MG

Entrada franca

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *