Tempo , , 0°C

Moradores de rua mostram sua arte em exposição na Urca

 Extra!

Moradores de rua mostram sua arte em exposição na Urca

Moradores de rua mostram sua arte em exposição na Urca
junho 29
14:58 2017

 

Pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro Pop em Poços de Caldas estão com trabalhos em exposição na galeria do Espaço Cultural da Urca. São mandalas que ficam à mostra ao público até a próxima segunda-feira.

O Centro POP oferece vários serviços, como as oficinas de arte para que pessoas em situação de rua possam aprender técnicas artísticas, podendo se transformar em uma futura fonte de renda. “Antes disso, temos o intuito de oferecer a essas pessoas práticas que proporcionem o aumento de sua auto-estima, reflexão sobre sua individualidade, autonomia e formação de vínculos”, informa a secretária de Promoção Social, Luzia Martins.

As mandalas expostas na exposição “Somos POP” são resultado deste trabalho. Na abordagem das oficinas, primeiro foram tratadas as questões referentes à forma e simetria, o trabalho sempre em circulo, que significa a forma perfeita, deveria ser preenchido simetricamente de acordo com a mensagem que cada um gostaria de passar. Depois disso, foram passados os significados das cores e a intenção no uso de cada uma delas. Desta forma, cada pessoa usou seu desenho para expressar o que tinha vontade. Sem amarras, e sem certo e errado, o resultado dos trabalhos advém da criatividade e liberdade e necessidade de se expressar de cada um.

O empenho em dar continuidade e acabamento aos trabalhos, bem como a criação final de uma mandala coletiva, mostra o fortalecimento do grupo e engajamento para ver o trabalho de fato tomar forma, para chegar ao ponto de ser exposto à comunidade.

“A arte proporciona olhar pra dentro e, através deste auto conhecimento, exteriorizar e dizer ‘o que precisa ser dito’, cada indivíduo carrega sua história e suas cicatrizes, não nos cabe julgar as escolhas alheias e nem mesmo desviar o olhar quando nos deparamos com algo que não concordamos. No entanto, apreciar o trabalho feito com olhar generoso e livre de preconceitos certamente é mais uma ferramenta para que possamos ajudar os cidadãos da nossa cidade que enfrentam momentos de dificuldade. Contamos com a participação de todos, certos que irão se encantar com a qualidade dos trabalhos”, conclui a secretária.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *