Tempo , , 0°C

Planejamento realiza palestras para engenheiros e arquitetos

Planejamento realiza palestras para engenheiros e arquitetos

Planejamento realiza palestras para engenheiros e arquitetos
julho 03
15:04 2017

 

A secretaria de Planejamento de Poços de Caldas realizou de terça a sexta-feira da semana passada, 27 a 30 de junho, um ciclo de palestras direcionado a engenheiros e arquitetos da cidade. De acordo com o secretário, Tiago Cavelagna, a iniciativa surgiu de uma parceria ente a secretaria de Planejamento e a Asea (Associação  Sul Mineira de Engenharia e Arquitetura).

A intenção, segundo Cavelagna, foi de promover maior integração entre a secretaria e os engenheiros e arquitetos da cidade e “estreitar esse relacionamento, aproximar esses profissionais que fazem uso dos nossos serviços. Muitas vezes existe um afastamento, até um prejulgamento de ambas as partes, mas isso precisa ser quebrado, precisa ser solucionado”.

Para o secretário, essas possíveis arestas precisam ser aparadas, e esse evento foi desenvolvido para cumprir esse propósito. “Nós temos que trabalhar juntos, porque afinal de contas o objetivo dos dois grupos é comum. É o bem estar da nossa cidade, a qualidade de vida de Poços de Caldas”.

Na primeira palestra, na terça-feira, foi feita uma apresentação pela equipe do Cartório de Registro de Imóveis. Os palestrantes buscaram esclarecer uma série de dúvidas sobre os processos burocráticos e legais sobre incorporação imobiliária, registro de imóveis e uma série de outros procedimentos em que é necessária a participação do cartório.

Na quarta-feira, houve uma apresentação sobre a lei de macro-zoneamento (lei complementar 92) de Poços de Caldas. Servidores da secretaria explicaram um pouco mais sobre a lei, já antecipando algumas prováveis mudanças que estão por vir, além de apresentar também alguns números de projetos da secretaria.

Na quinta-feira, os presentes acompanharam uma explicação sobre o projeto que padroniza a apresentação de projetos, com a presença de toda a equipe de aprovação de projetos. Segundo Cavelagna, “foi uma apresentação bastante técnica, onde muitas dúvidas dos profissionais puderam ser sanadas, que consideramos ter sido muito produtiva”.

Na sexta-feira, encerrando o ciclo de palestras, a equipe de engenheiros ambientais da secretaria fez uma explanação sobre a legislação ambiental e os cuidados que o empreendedor da construção civil precisa ter em respeito à preservação do meio ambiente. A apresentação levou em conta a legislação que já existe, mas que ainda ainda gera algumas dúvidas, que por vezes não é respeitada. “Não são 100% dos casos que exigem a aplicação de todas essas leis, mas de qualquer forma é sempre bom o profissional estar capacitado, instruído, atualizado com relação a essas leis para que tenha ao menos o conhecimento básico e sabia onde buscar informações que possam sanar suas dúvidas. Até mesmo para não infringir essas leis”, concluiu o secretário.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *