Tempo , , 0°C

Servidores do DMAE discutem plano de carreiras em assembleia

 Extra!

Servidores do DMAE discutem plano de carreiras em assembleia

setembro 20
11:57 2017

 

Encontro acontece às 18h na UEMG

 

Os cerca de 400 servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE, têm compromisso importante na tarde desta quarta-feira (20). É que será realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindserv, assembleia extraordinária para tratar do plano de carreiras da categoria,

“Vamos tratar do atual plano de carreiras e todos os problemas que ele vem acarretando para a categoria”, explica Marieta Carneiro, presidente do Sindserv. Segundo ela, há anos o Sindicato recebe reclamações sobre as injustiças do documento elaborado em 1994.

Na visão da presidente sindical, o documento gera uma disparidade muito grande entre a categoria, beneficiando somente alguns e prejudicando os demais, o que desestimula os profissionais e causa conflitos dentro dos setores. Marieta conta que recebe informações extraoficiais sobre protecionismo dentro do departamento, favorecendo as promoções para alguns servidores, enquanto outros nunca alcançam níveis maiores, pois o sistema de avaliação permite tal disparidade. “Somente os mais próximos, é que conseguem as progressões. Os demais não”, afirma.

Ela lembra que, por diversas vezes, o Sindserv tentou corrigir a questão em administrações passadas e mesmo nesta. Contudo, ofício enviado pelo Sindserv em julho à diretoria do DMAE até hoje não foi respondido. No começo do ano, a diretoria do Departamento se comprometeu a refazer o plano de carreiras, o que ainda não aconteceu.

“Porém, servidores nos informaram que estão sendo consultados, chamados para reuniões setoriais sem a presença da entidade sindical. O Sindicato precisa acompanhar estas negociações por entender que, se não houver a presença dos dirigentes sindicais, depois de todo este trabalho que o DMAE venha a fazer, corre –se o risco de falhas das legislações trabalhistas. Não temos a intenção de intervir na administração pública, mas o acompanhamento sindical sempre diminui problemas e ganha-se tempo”, acredita.

Para Cristina Danziger, servidora do DMAE e dirigente sindical, basta corrigir o plano atual, uma vez que está defasado. Segundo ela, as descrições dos cargos elaborados há 23 anos não condizem mais com a realidade atual. Daí a necessidade de atualizar o documento.

Ela conta que desde 2002 já se fala sobre a correção, mas até o momento nada foi feito. “De 2002 para cá estamos aguardando esta mudança porque desde aquela época já existia esta insatisfação, inclusive porque há ilegalidades na lei n° 5796 (Plano

de Cargos e Carreiras do DMAE), que são ascensões, coisas que não podem existir na prática no serviço público e que existem lá”, afirma.

“A entidade sindical há anos busca evitar este desgaste para os servidores do DMAE, esperamos que a atual administração honre o seu compromisso assumido publicamente através do Acordo Coletivo”, afirma a presidente.

Serviço:

Assembleia extraordinária do DMAE

Pauta: Plano de carreira

Quando: Quarta-feira (20), às 18h

Local: Salão da UEMG – Rua Corumbá, 72 – Jardim dos Estados.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *