Dupla vencedora da Gincana do Saber representará Poços na etapa regional

Dupla vencedora da Gincana do Saber representará Poços na etapa regional

Dupla vencedora da Gincana do Saber representará Poços na etapa regional
outubro 21
15:33 2019

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços promoveu, na última semana, a etapa final da Gincana do Saber 2019, com a presença das duplas classificadas na fase eliminatória, alunos e professores das escolas que participam do projeto neste ano. Os estudantes Juliano de Oliveira e Otávio Gabriel do Prado, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, foram os vencedores e estarão na fase regional, que acontece na cidade de São Loureço, no mês de novembro.

Os alunos Anderson Luciano Ribeiro e João Guilherme Benetti Barros, da Escola Estadual David Campista, ficaram na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com a dupla Otávio Durante Pereira Solia e Renan Pacetti Loureiro, do Centro Educacional Poços de Caldas – Cepoc. As alunas Camile Vitória Moraes e Letícia Aparecida da Silva, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, e Hellen Pereira Ramos e Larissa Garcia, da Escola Edmundo Cardillo, ficaram na quarta e quinta colocações, respectivamente.

Todos os alunos que participaram da fase final receberam medalhas e as escolas receberam troféus. Os estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuaram como monitores durante o projeto, também estiveram no encontro e receberam um material elaborado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que trata do tema Educação Política.

Durante a etapa final, as cinco duplas classificadas tiveram que responder perguntas abertas sobre o livro Constituição em Miúdos, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. A obra é de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo. Em cada resposta correta, a dupla ganhava quatro pontos. Caso não soubessem responder, os alunos poderiam pedir ajudar a outra dupla e, nesse caso, dividiam a pontuação.

A diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira ressalta que a primeira edição da Gincana na Câmara de Poços foi muito produtiva. “O projeto foi implantado este ano e, mesmo com o calendário apertado, conseguimos promover uma edição muito bacana. Tivemos a adesão de cinco escolas e nosso objetivo é ampliar a Gincana em 2020. Nosso próximo passo agora é levar a dupla até São Lourenço para que representem nosso município na fase regional. Estamos ansiosos e os alunos muito comprometidos”, comenta.

O encontro final da Gincana contou com a presença do presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), dos vereadores Maria Cecília Opípari (PT) e Pedro Magalhães (PSDB), do coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação Mário Augusto Marques e do assessor Técnico Legislativo e coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Dr. Filipe Sancho.

Projeto

A Gincana do Saber, aprovada pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição em Miúdos. No mês de agosto, aconteceu a primeira fase do projeto, com palestras e gincana nas escolas, quando os alunos de 9º anos responderam perguntas de múltipla escolha e “verdadeiro ou falso”, divididas nos níveis fácil, médio e difícil. Em setembro, a Escola do Legislativo promoveu o lançamento, com alunos e professores das escolas participantes, e no início de outubro a fase eliminatória.

Em 2019, participaram do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *