Instituto Alcoa mobiliza territórios para avaliação da educação básica

Instituto Alcoa mobiliza territórios para avaliação da educação básica

outubro 21
15:45 2019

Com base em seus pilares de atuação – educação de qualidade, com foco no Ensino Fundamental, e engajamento das comunidades – o Instituto Alcoa está mobilizando os municípios onde atua para participar das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A ação integrada visa ampliar o entendimento e o engajamento de todos os setores sobre a importância da melhoria da qualidade da educação e, na nossa região, o foco é nas comunidades de Poços de Caldas, Andradas e Divinolândia (SP).

As provas serão realizadas de 21 de outubro a 1º de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para estudantes, professores, diretores e dirigentes da rede pública de ensino. Os resultados oferecerão subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas com base em evidências. Um dos principais indicadores produzidos a partir do Saeb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que permite o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica. A meta do Ideb para 2022 é de 6,0 – que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Na última avaliação, Poços de Caldas apresentou um Ideb de 6,3 para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,0 para os anos finais do Ensino Fundamental. Com isso, a cidade atingiu a meta projetada para o território nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não para os anos finais, que era de 5,5.

Essa é a primeira iniciativa dos Planos de Ação dos Territórios, que respondem às demandas locais nas áreas de educação, geração de trabalho e renda e engajamento. O trabalho é resultado de rodadas de oficinas junto às equipes internas de voluntários e membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias nas cidades, para apresentar a nova estratégia do Instituto Alcoa e mobilizá-los para ações estruturantes nos territórios.

“Os dados do Ensino Fundamental dos municípios em que atuamos mostram que ainda temos muitos desafios. Estamos construindo soluções em conjunto com a gestão pública e a sociedade civil, porque acreditamos que só assim poderemos ter resultados mais efetivos”, afirma Tatiana Bizzi, gerente de programas do Instituto Alcoa, complementando que a estratégia se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4: ´Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos´.

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