Tempo , , 0°C

Projeto Animatéria ensina cinema nas escolas

Projeto Animatéria ensina cinema nas escolas

Projeto Animatéria ensina cinema nas escolas
maio 14
17:37 2019

Os alunos da Escola Municipal José Mamud Assan estão em plena produção de um curta metragem de animação. Participantes do projeto cultural Animatéria, criaram coletivamente o roteiro e agora estão na fase de criação dos personagens para o filme. A ideia do Animatéria é aproximar os participantes do cinema de animação e revelar talentos na comunidade.

Em seus sete ano de funcionamento produziu diversos curtas metragens, inclusive, alguns dos filmes participaram de importantes festivais de animação do Brasil. AnimatériA é desenvolvido pelos animadores da Oficina da Terra art studio, Rosana Lovato, Anderson Almeida e Kaique Caliari e conta com a assessoria de imprensa da jornalista Bibi Rodriguez.

Acontece também na Escola Padrão. Os alunos dessa unidade de ensino começaram a conhecer os brinquedos ópticos. Fantásticas engenhocas que ajudam a entender como funciona a animação de objetos para o cinema. Rô Lovato conta que os alunos aprendem construindo. “Este mês eles produziram o Fenacistoscópio”, revela. O Fenacistoscópio, do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829. Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa.

O projeto, que leva cinema de animação para dentro da sala de aula de escolas públicas, é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, e patrocinado pela Climepe Total e pelo Instituto Donato.

Essa é apenas uma parte do projeto Animatéria. Os participantes ainda tem a oportunidade de conhecer os maiores animadores do cinema mundial e a se expressarem através da sétima arte. Para acompanhar o projeto basta acessar o blog: www.projetoanimateria.blogspot.com

Foto: Kaique Caliari

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *