PUC Minas decreta luto pela morte de Dom Serafim Fernandes de Araújo

PUC Minas decreta luto pela morte de Dom Serafim Fernandes de Araújo

PUC Minas decreta luto pela morte de Dom Serafim Fernandes de Araújo
outubro 08
15:15 2019

A reitoria da PUC Minas divulgou nota nesta terça-feira, 8, em razão da morte do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, nesta madrugada, aos 95 anos de idade. O velório público começa hoje às 20h, com previsão de enterro no fim da tarde de quinta-feira,

“O Papa Francisco, nesta terça-feira, dia 8, dedicou oração a dom Serafim, durante o Sínodo dos Bispos para a Amazônia”, disse a Arquidiocese de BH.
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participava do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, em Roma. Ele volta para se despedir de dom Serafim e presidir a missa do sepultamento às 17h de quinta-feira.
O governador Romeu Zema também emitiu nota pela morte de dom Serafim. No documento, ele diz que “recebe com pesar a notícia do falecimento do arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal dom Serafim Fernandes Araújo. Neste momento, o governador manifesta toda sua solidariedade aos familiares e amigos do cardeal mineiro”.
Confira nota da PUC
             É com profundo pesar que a Reitoria da PUC Minas comunica  à comunidade acadêmica o falecimento, nesta terça-feira, dia 8 de outubro,  do ex-presidente da Sociedade Mineira de Cultura,  grão-chanceler e reitor da Universidade,  Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

            Dom Serafim nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas (MG).    A história da PUC Minas enlaça-se com a de Dom Serafim Fernandes de Araújo como educador, pastor e como um grande incentivador da educação e da cultura. Dom Serafim foi o segundo reitor da Universidade Católica de Minas Gerais, sucedendo o ex-reitor Pe. José Lourenço da Costa Aguiar, de 1960 a 1981.
Mestre em Teologia e em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, Dom Serafim foi também, entre outros cargos e funções, membro do Conselho Federal de Educação e presidente da Câmara de Ensino Superior; membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para a América Latina; vice-presidente da CNBB; e presidente do Regional Leste II da CNBB.

            A todos os familiares e amigos do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, nossa mais profunda e sincera manifestação de pesar, na confiança de que a dor da partida do pastor e amigo apenas pode ser mitigada com a certeza da Ressurreição.

            Informamos-lhes, ainda, que a Reitoria da PUC Minas, em face do falecimento do seu ex-Grão-chanceler e Reitor, decretou luto de três dias na Universidade.

                                                                                                      Reitoria da PUC Minas

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *