Academias e centros de treinamento recebem orientações para trabalhar durante pandemia

Academias e centros de treinamento recebem orientações para trabalhar durante pandemia

Academias e centros de treinamento recebem orientações para trabalhar durante pandemia
maio 06
23:42 2020

Cerca de 40 representantes de academias e centros de treinamento físico, estiveram na secretaria de Saúde de Poços durante esta semana, em pequenos grupos, para esclarecer dúvidas e receber orientações a respeito dos procedimentos que deverão serem cumpridos, para a reabertura destes estabelecimentos. “Todos eles enviaram o plano de contingenciamento, o Comitê Gestor avaliou e agendou estas reuniões. Os participantes vieram e assinaram um termo de responsabilidade, assumindo o comprometimento em adotar todos os cuidados recomendados. Na próxima semana, atenderemos mais representantes do setor, dentro deste trabalho que visa a possibilidade de reabertura segura para estes estabelecimentos, para os profissionais e para os seus frequentadores”, comentou Rosilene Faria, coordenadora da Vigilância Sanitária e membro do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Coronavírus – COVID 19.

Para dar apoio a este trabalho de orientação, foram convidados pelo Comitê: o Sargento José Luiz de Azevedo Júnior, da Polícia Militar e o educador físico, Fernando Nascimento, responsáveis pela condução das reuniões.

Orientações

As instruções incluem uma série de medidas que visam a saúde de todos os envolvidos na prestação de serviços em academias e centros de treinamento físico. Após a liberação, as academias poderão funcionar no horário das 6h às 20h, com o número de clientes correspondente a no máximo 30% da capacidade dos aparelhos de força, que deverão ter o distanciamento mínimo de dois metros entre eles. No caso dos centros de treinamentos funcionais, a metragem do espaço deve ser levada em conta para este cálculo, observando a área mínima de quatro metros para cada aluno.

Idosos com mais de 60 anos poderão treinar somente das 10h às 14h. Contato físico entre professores e alunos deverá ser evitado, assim como as aulas em grupo não serão permitidas neste momento.

Cada aluno poderá permanecer no máximo 40 minutos no espaço. Deverá ainda ser respeitado o intervalo mínimo de 20 minutos entre a saída de alunos e a chegada de outros, de forma que seja possível realizar a desinfecção dos equipamentos, inclusive com registros de data, horário e responsável pela limpeza, expostos em local de fácil visualização. Higienizar as mãos com álcool 70% e usar máscara durante toda a permanência no ambiente do treino também passam a ser cuidados obrigatórios. Bebedouros e equipamentos que registram digital deverão ser temporariamente desativados, mas o controle diário de entrada e saída de alunos permanece obrigatório. Guarda-volumes, vestiários e lanchonetes também terão que ser desativados para a volta das atividades.

A medição da temperatura dos frequentadores, com o uso de termômetro infravermelho sem contato, deve ser feita na entrada, inclusive com o impedimento de acesso dos alunos que por ventura apresentem quadro febril. O treinamento aeróbico permanecerá proibido. É importante lembrar que a volta do funcionamento de academias e centros de treinamento físico ainda não está autorizada em Poços de Caldas.

“Estamos trabalhando para orientar a todos os profissionais do setor, dando a eles este período para realização das adequações e mudanças necessárias. Permanecemos à disposição, inclusive recebendo os planos de contingenciamento pelo e-mail covid19pc@gmail.com Após este período de preparação, este retorno será analisado e deliberado pelo Comitê e oficializado por meio de decreto municipal”, comentou Rosilene Faria. “É muito importante destacar e valorizar o empenho de todo o Comitê Gestor que tem feito um trabalho cuidadoso que visa garantir a segurança para diversos setores, neste momento de flexibilização. Fundamental reforçar o pedido e apelo que temos feito insistentemente para permanecer em casa, quem não precisa circular. O uso das máscaras é obrigatório. A higienização das mãos deve ser redobrada. Todas estas são medidas indispensáveis e muito importantes para a prevenção da Covid-19 em nosso município”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *