Instituto Alcoa forma turma de jovens em programa de empreendedorismo

Instituto Alcoa forma turma de jovens em programa de empreendedorismo

janeiro 03
16:56 2020

Com evento de confraternização, foi encerrada, em dezembro, a 44ª turma do Programa Miniempresa, promovido pelo Instituto Alcoa. O evento reuniu os 29 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Poços de Caldas, que frequentam as atividades do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Poços de Caldas (CEDET). Durante os três meses do Programa, com o suporte de colaboradores da Alcoa, que atuaram como conselheiros voluntários, eles aprenderam a planejar e administrar uma empresa, no caso, uma fábrica de cabides de alumínio.

O Programa agradou não apenas aos jovens participantes, mas também aos pais. Em carta enviada à Alcoa, Valquíria, mãe da jovem Beatriz Barbosa, agradeceu a todos os envolvidos na realização do Miniempresa por terem feito a diferença na vida de sua filha e dos outros alunos. “Foi maravilhoso ver minha filha amadurecendo tanto”, disse Valquíria. “Às vezes, ela parecia um adulto falando e até eu aprendi alguns termos técnicos. A minha palavra é Gratidão!”.

Além de despertar o espírito empreendedor nos jovens, o Programa estimula o voluntariado. Todos os anos, os recursos da simulação de impostos da miniempresa são revertidos para a aquisição de produtos para ajudar uma instituição da cidade, escolhida pelos alunos. Este ano, com os R$ 3.849,30 de impostos sobre a venda de 1.866 cabides, foram adquiridos produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e presentes para as crianças dos Lares Filhos da Benção e Fonte de Vida. A entrega foi realizada por parte dos alunos, juntamente com Emily Caetani, conselheira de Recursos Humanos, e Marcelo Fratezi, da Junior Achievement.

Sobre o Miniempresa

Realizado desde 1992, por meio da parceria entre o Instituto Alcoa e a Junior Achievement – associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada – o Programa Miniempresa tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor entre os jovens, com idade entre 14 e 16 anos, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Eles contam com o apoio de colaboradores da Alcoa, que atuam como conselheiros nas áreas da Presidência, Marketing, Financeiro, RH e Produção.

Em Poços de Caldas, o Programa já atendeu, nestes 27 anos, cerca de 1.300 jovens de escolas da cidade, de Divinolândia (SP) e Andradas (MG)

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *