Serviço de cata-treco aumenta 40% durante a pandemia de Covid-19

Serviço de cata-treco aumenta 40% durante a pandemia de Covid-19

Serviço de cata-treco aumenta 40%  durante a pandemia de Covid-19
maio 28
00:17 2020

catatrecoNeste momento de pandemia e em meio às recomendações e medidas de isolamento social, visando combater a Covid-19, aumentou em cerca de 40% a procura pelo serviço de cata-treco em Poços de Caldas. Por meio de agendamento, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), responsável pela coleta, faz a retirada em domicílio dos objetos, gratuitamente, atendendo solicitações em todas as regiões da cidade.

O secretário, Paulo César Silva, observa que nesse período de pandemia, muita gente está colocando de forma incorreta na rua móveis, utensílios domésticos e outros objetos. Ele diz que entende a situação de isolamento familiar e o fato das pessoas utilizarem o tempo para promover a organização da casa. “Esse tipo de descarte no entanto, é ilegal, e prejudica à toda comunidade, por isso, solicitamos a colaboração da população para que só coloque os materiais no espaço público, após contato e orientação do pessoal do cata-treco.

A Engenheira Ambiental, Isis Alves, coordenadora da Divisão de Zeladoria Oeste, da SMSP, solicita paciência à população nesse período de pandemia e confirma que todas as solicitações serão atendidas. Ela alerta ainda que os materiais descartados de maneira irregular acarretam diversos problemas ambientais, poluição visual, perigo à saúde, obstrução do trânsito de pedestres, entre outras coisas”.

As questões abaixo esclarecem sobre os serviços do cata-treco como: horários, regiões, agendamentos, forma de contato, materiais recolhidos etc.

Aumentaram os pedidos para a retirada de objetos?

SMSP – Sim, a procura pelo serviço de cata-treco aumentou cerca de 40%, conforme dados recentes.

A que se deve esse aumento na procura?

SMSP – O fato de muitas famílias ficarem mais tempo juntas, em meio às medidas de isolamento, as pessoas estão intensificando a limpeza e a organização das casas. Consequentemente, isso aumentou a demanda pelo serviço de cata-treco.

Como está o serviço de cata-treco neste período de pandemia?

SMSP – Os serviços estão sendo realizados normalmente de acordo com agendamentos, porém, em meio ao aumento significativo da demanda, solicitamos á população um pouco mais de paciência, porque todos serão atendidos.

Em que horário funciona o serviço?

SMSP – Os agendamentos dos serviços de cata-treco são realizados de segunda a sexta, das 8h às 14h, de acordo com o zoneamento. O contato para coletas nas áreas central e zonas oeste e leste é o telefone 3697-2073. Para a atendimento na zona sul é o 3697-2319. As coletas são realizadas, até às 17h.

Como deve ser feita a solicitação?

SMSP – Ao fazer o agendamento para a coleta a pessoa recebe orientações de como proceder com os materiais, inclusive, o momento exato que os objetos devem ser colocados em frente à residência para a retirada.

Tem custo para o contribuinte essa operação?

SMSP – Não! Esse serviço é realizado pela Prefeitura, sem custos para o contribuinte, por meio das divisões de zeladorias: Oeste e Sul.

As formas de descarte têm melhorado?

SMSP – É preciso anotar que a população ainda tem descartado os materiais, muitas vezes, de modo e em locais irregulares.

Quais as consequências dessa atitude?

SMSP – Isso pode acarretar diversos problemas como, por exemplo, danos ambientais devidos descartes em áreas verdes, córregos, ribeirões e afins. Também o aumento da poluição visual, impedimentos no trânsito, além de gerar muitos perigos à saúde das pessoas.

Quais os cuidados que estão sendo tomados com os trabalhadores em tempos de pandemia?

SMSP – Os trabalhadores recebem orientações e as fiscalizações são rígidas quanto ao uso de EPI’s (equipamentos de proteção individual). Também são passadas as técnicas de segurança e todas as recomendações e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quais tipos de materiais são retirados?

SMSP – São recolhidos pelo cata-treco, guarda-roupa, sofá, colchão, cama, comoda, estante, rack, mesa, cadeira e outros eletrodomésticos com o geladeira, frigobar, fogão, máquina de lavar etc.

Quais não são recolhidos?

SMSP – Materiais e entulhos de construção civil, tanques de cimento, vasos sanitários, caixas d’água de amianto, roupas, equipamentos eletrônicos de pequeno porte dentre outros.

Qual o destino dos objetos coletados?

SMSP – Materiais recicláveis são encaminhados às cooperativas e associações de materiais recicláveis da cidade. Já aqueles que não se enquadram neste grupo são direcionados para o Aterro Controlado do Município.

O cidadão pode entregar diretamente no depósito o material a ser descartado?

SMSP – Não! A coleta é feita somente mediante agendamento.

Por que é necessário agendar o serviço de cata-treco?

SMSP – O agendamento é importante, pois as coletas seguem um cronograma para que todas as solicitações possam ser atendidas. A prefeitura, por sua vez, tem tempo de promover a logística de transporte e organizar as rotas para retirada dos materiais.

Existem outras formas de saber mais sobre o serviço?

SMSP – Nesta quinta-feira (28) será lançando um folder digital, com todas as informações sobre o cata-treco, que estará disponível em todas as redes sociais da prefeitura

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *