Bairro São José tem mutirão contra a dengue neste sábado

Bairro São José tem mutirão contra a dengue neste sábado

Bairro São José tem mutirão contra a dengue neste sábado
janeiro 26
11:03 2018

Moradores do bairro São José recebem neste sábado, 27 a partir das 8h30 mais um mutirão de combate ao mosquito aedes aegipty, transmissor da dengue. A escolha do local levou em conta os resultados do último levantamento de infestação do mosquito na cidade, realizado entre os dias 08 e 12 de janeiro, em 3.500 imóveis, de todas as regiões de Poços. Segundo a secretaria de Saúde, a pesquisa manteve a cidade abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia.

Por outro lado, o levantamento apontou dois pontos com maiores riscos de infestação, a área central e a centro-sul. “Dentro destas regiões, os bairros São José e Jardim Contorno foram identificados como áreas que precisam de uma atenção especial, por serem potenciais criadouros. Baseados nestas informações, vamos fazer o próximo mutirão no São José e na sequência, já estamos programando uma ação para o Jardim Contorno”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Cerca de 80 pessoas, entre servidores da secretaria de Serviços Públicos e agentes de endemias da secretaria de Saúde, vão atuar no mutirão de sábado. Nesta sexta, 26, os agentes vão passar em residências do bairro, entregando sacos de lixo e orientando os moradores. “Vamos pedir para que as pessoas coloquem nestes sacos, principalmente aquele material que pode servir de criadouro para o Aedes, como garrafas e embalagens vazias. O que não couber nos sacos, como pneus por exemplo, pode ser colocado do lado de fora das casas no sábado pela manhã, junto com os sacos de lixo. Isso vai facilitar e dar mais agilidade ao trabalho, porque a área do mutirão é extensa”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental.

O mutirão também vai passar por terrenos vazios do bairro, para recolher lixo e eliminar possíveis criadouros do mosquito. O Aedes transmite dengue, zica, chikungunya, além da febre amarela urbana.

“Nós entendemos que este trabalho deva persistir nas próximas semanas, com sequência. A gente já tem conversado com o secretário de Saúde de forma que isso seja sempre constante e colocando sempre a secretaria de Serviços Públicos à disposição deste trabalho, lembrando que a Secretaria faz vários trabalhos de limpeza e de varrição nos bairros, e também o cata-treco que é o recolhimento de materiais como geladeira, sofás, aparelhos de TV e etc. Somente no ano passado, o serviço prestou mais de três mil atendimentos. As pessoas devem ligar no 3697-2073, para agendar este atendimento e não descartar de maneira irregular, estes materiais”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni.

“Precisamos da ajuda de todos nesta mobilização. O apoio da secretaria de Serviços Públicos na figura do secretário Thiago Biagioni e de todos os servidores é essencial para o trabalho que é uma parceria. A atuação dos servidores da secretaria de Saúde também é essencial para o mutirão. Mas necessitamos e contamos muito com a participação da população, que está sendo convocada para a mobilização que visa a saúde de todos”, declarou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

A ação deste sábado no Bairro São José integra o Mutirão Regional de Combate ao Aedes, promovido pela EPTV juntamente com as prefeituras e que terá eventos simultâneos nos 59 municípios que aderiram a iniciativa.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *