Projeto Ambiental debate ecossistema em Poços de Caldas

 Extra!

Projeto Ambiental debate ecossistema em Poços de Caldas

Projeto Ambiental debate ecossistema em Poços de Caldas
agosto 23
14:43 2017
Mais um módulo do projeto de Conscientização Ambiental, desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente, foi realizado na última quinta-feira (17), em que o tema central foi: “Percebendo a cidade como tipo especial de ecossistema”. O encontro, realizado no Jardim Botânico, contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre estudantes do Programa Municipal da Juventude (PMJ) e professores do “Mais Educação”.
O projeto é de iniciativa do Departamento de Meio Ambiente, da secretaria de Planejamento (Seplan), e conta com a parceria da secretaria de Educação e apoio da Fundação Jardim Botânico.
As palestras e oficinas foram ministradas pelo arquiteto, Francisco José Cardoso, mestre e doutor em Urbanismo pela PUC de Campinas, e pelo fotógrafo, Luciano da Costa, doutor pela FAU-USP e responsável por diversos estudos sobre comportamento e trabalho em espaços contemporâneos.
O módulo teve ação interativa e a narrativa passou pelo desenho urbano de Poços, com suas áreas verdes, topografia, nascentes e ecossistemas em torno da cidade. Os grupos participaram ainda de oficinas, utilizando fotos e mapas como referências para o reconhecimento dos espaços comuns às comunidades onde moram.
Maria Mônica Almeida, do departamento de Meio Ambiente da Seplan, informa que mais um módulo está confirmado para o dia 29 de setembro. O tema do encontro será “Ética, qualidade de vida e participação popular para um mundo melhor”. Ainda, segundo ela, o encerramento do projeto em 2017 está previsto para acontecer em outubro, com uma mostra dos trabalhos produzidos durante o ano.
Uso racional de energia foi tema em agosto
Em 8 de agosto, o projeto de Conscientização Ambiental da prefeitura abordou o tema: “Uso racional de energia”. A oficina foi realizada na sede da Emater/MG em Poços e as reflexões foram sobre consumo, utilização de produtos recicláveis, também as alternativas de uso, o baixo custo e o aproveitamento no ambiente escolar.
O encontro foi coordenado por Analice Rodrigues, extensionista de Bem Estar Social da Divisão de Inovação e Tecnologia Ambiental da Emater, e contou com 50 participantes: alunos do PMJ e professores do projeto “Mais Educação”, da Secretaria de Educação. Os participantes fizeram também uma trilha pela reserva Rio das Antas, patrimônio natural instituído pelo Poder Público no ano 2000.
O projeto da Seplan tem o objetivo de alertar os estudantes da rede pública para a importância do crescimento urbano consciente e, também, busca multiplicar o número de cidadãos em defesa da preservação do meio ambiente do município.
Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *