Tempo , , 0°C

Só 80% dos contribuintes declararam IRPF, prazo se encerra nesta terça

Só 80% dos contribuintes declararam IRPF, prazo se encerra nesta terça

abril 29
15:21 2019
Até este domingo, 28 de abril, 58.809 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita na Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas. O número corresponde a apenas 80% do esperado. A expectativa, de acordo com o Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, Auditor-Fiscal, Michel Lopes Teodoro, é que sejam entregues 74 mil declarações na jurisdição de Poços de Caldas até o final prazo, que se encerra nesta terça-feira, dia 30 de abril.
  
Mais de 15 mil contribuintes da região ainda não entregaram suas declarações. A  Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Além disso, o CPF das pessoas que estão obrigadas a declarar pode ficar pendente de regularização até que a entrega seja efetuada. 

Em Minas Gerais, foram entregues 2.118.839 declarações, que correspondem a 9% do que foi entregue em todo o Brasil, 22.709.758 declarações. 

Neste ano, uma das novidades é que é obrigatório informar o CPF de dependentes independente da idade. Outra novidade é que 24 horas após o envio já é possível verificar se a declaração está em malha fiscal. Para verificar a situação de sua declaração, o contribuinte deve acessar o Portal E-cac, no site da Receita Federal.  Assim o contribuinte pode retificá-la, caso seja necessário; ou providenciar a documentação comprobatória para apresentar quando for solicitado. 

Doação para o FIA 

O Imposto de Renda devido de pessoas físicas pode auxiliar na promoção de projetos sociais que beneficiem crianças e adolescentes de Poços de Caldas e dos municípios da região, para isso basta que seja feita a destinação para o FIA, na própria declaração. O FIA é um fundo público coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), que tem como finalidade gerir os recursos doados para financiar projetos que atuam na garantia, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

Podem realizar a doação os contribuintes, que fizerem o modelo completo da Declaração do Imposto de Renda. 

A destinação pode ser de até 3% do valor do imposto devido. Quem tem imposto à restituir também pode fazer a doação, com isso, o valor a ser restituído aumenta. O contribuinte deve escolher o fundo para o qual deseja efetuar a doação e informar o valor a ser destinado. O próprio programa gera um DARF no valor informado. 

NAF 

Para elaborar sua declaração, os contribuintes podem contar com o auxílio do NAF. O NAF é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, projeto apoiado pela Receita Federal, cujo objetivo  é a prestação de serviços tributários e fiscais gratuitos às pessoas físicas de baixa renda, bem como às microempresas e entidades sem fins lucrativos. 

Entre os serviços oferecidos, o NAF presta orientações e auxílio no preenchimento da declaração de Imposto de Renda, faz consultas à situação cadastral e fiscal de pessoas físicas, inscrição e emissão de 2ª via do CPF, emissão de Certidão Negativa de Débitos para pessoas físicas e jurídicas, registro de Microempreendedor Individual e orientações, parcelamentos, pedidos de restituição e declaração de ITR (Imposto Territorial Rural). 

Os endereços dos NAFs da jurisdição de Poços de Caldas e seu horário de funcionamento são: 

Poços de Caldas/MG

  • Pitágoras

Av. João Pinheiro, 1046 – Centro 
Período de Atendimento e Horário: Segundas e quartas das 16h às 18h 

Guaxupé/MG

  • UNIFEG

Av. Dona Floriana, 463 – Centro 
Período de Atendimento e Horário: Segundas, quartas e sextas das 16h30 às 18h30 

São Sebastião do Paraíso/MG

  • Libertas Faculdades Integradas

Avenida Wenceslau Braz, 1018 
Período de Atendimento e Horário: Terças e quintas das 16h30 às 18h30 

Mais informações estão disponíveis no site www.receita.economia.gov.br.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *