Consultoras em amamentação participam de congresso em Belo Horizonte

Consultoras em amamentação participam de congresso em Belo Horizonte

Consultoras em amamentação participam de congresso em Belo Horizonte
junho 23
21:18 2019

O Congresso Brasileiro Mame Bem em sua segunda edição aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho em Belo Horizonte e reuniu mais de 650 profissionais de saúde de diversos estados do Brasil. O encontro é organizado pelo instituto que leva o mesmo nome e visa difundir o novo conceito de cuidado materno infantil, a partir de profissionais que consideram a mulher a protagonista no cenário que se estende do parto ao puerpério e nos cuidados na primeira infância. O grupo considera para isto o acolhimento de maneira individualizada e humanizada, sempre embasado nas mais recentes evidências científicas.

O movimento começou em 2017 com objetivo de transmitir conhecimento nas localidades em que vivem e atuam as consultoras em amamentação. Entre os temas estão: parto, nascimento, problemas mais comuns relacionados ao aleitamento materno, processo de desmame, sono infantil, introdução alimentar e os cuidados na primeira infância.

Participaram fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, obstetras, pediatras, gastropediatras, terapeutas ocupacionais entre outros.

A enfermeira obstetra e consultora em amamentação, Dorise Simão, do Espaço Primeiros Laços em Poços de Caldas, que faz parte da comissão científica do Congresso, pode estar em contato com diferentes experiências em amamentação. Uma delas está no livro “Mama: um relato de maternidade homoafetiva”, de Marcela Tiboni. Ela conta a própria história vivida ao lado da companheira Melanie Graille. São duas mães e dois filhos gêmeos, gerados por fertilização in vitro com sêmem doado e ambas as mães amamentam. A produtora cultural Melanie Graille, de 30 anos e a escritora Marcela Tiboni, 37, se casaram em 2017. Elas tiveram os filhos Iolanda e o Bernardo.

Quando Melanie estava chegando aos sete meses de gestação, Marcela começou um tratamento para induzir a produção de leite em seu corpo. Assim, ela poderia participar efetivamente da amamentação dos gêmeos.

Todo o processo aconteceu sob orientação médica e com o apoio de uma consultora em amamentação, kely Carvalho.

Estas e outras experiências positivas em amamentação que garantem a saúde dos bebês serão apresentadas no workshop que acontecerá na próxima quarta-feira, 19, às 18h30, com dicas importantes para casais. As inscrições podem ser feitas pelo what app (35) 98811-5401.

Para a primeira semana de agosto está sendo preparado um grande evento em Poços de Caldas em comemoração à Semana de Aleitamento Materno, instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Declaração de Innocenti, assinada em 1º de agosto de 1990. A Semana é lembrada em mais de 120 países e em 2019 vai propor uma abordagem inclusiva sobre o tema que

contemple os pais, parceiros, famílias, locais de trabalho e comunidade. Neste contexto será divulgada a campanha com foco no envolvimento de todos e na importância já comprovada da amamentação para mães e filhos.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *