Hemominas estende atendimento para receber doadores de sangue do grupo negativo

Hemominas estende atendimento para receber doadores de sangue do grupo negativo

Hemominas estende atendimento para receber doadores de sangue do grupo negativo
novembro 12
12:34 2019

A unidade de Poços de Caldas da Fundação Hemominas vai estender o atendimento nesta terça, 12, também para o período da tarde, das 16h às 20h, para receber doadores de sangue. A necessidade é principalmente por doadores do grupo negativo: A, B, O e AB. “Muitos pacientes utilizaram sangue do grupo negativo nos últimos dias e por isso nosso estoque foi zerado. Diante desta necessidade, a Fundação Hemominas vai abrir excepcionalmente nesta terça a tarde, com o intuito de normalizarmos a situação. Agradeço aos servidores pela disposição em trabalhar neste momento e a todos que sempre contribuem conosco”, disse a coordenadora e gerente técnica da unidade, Cibele Angélica de Souza Spina.

A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta a tarde, das 16h às 20h. No primeiro sábado de cada mês, a coleta é das 7h às 11h30. O serviço funciona na Avenida José Remígio Prézia, 303. Outros detalhes sobre a doação de sangue também estão no site www.hemominas.mg.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300. Além de Poços, a unidade da Hemominas na cidade, atende a 12 hospitais da região.

Importante Saber

A doação dura em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e recebem um lanche, disponibilizado também após a doação.

Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso da vacina contra o sarampo, a orientação é, fazer a doação antes de se vacinar ou, esperar pelo menos quatro semanas, caso já tenha sido imunizado. Já quem foi diagnosticado com sarampo, precisa aguardar 21 dias após a cura, para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *