Hospital Margarita Morales passa por adequações para pacientes com convid-19

Hospital Margarita Morales passa por adequações para pacientes com convid-19

junho 26
23:32 2020

O pronto atendimento do Hospital Municipal Margarita Morales, na zona Sul, tem recebido diversas melhorias e adequações, inclusive para o atendimento de pacientes com Covid-19. Por meio de uma readequação interna, a sala de emergência foi transferida para uma área maior, possibilitando a ampliação de um para dois leitos, com respiradores e monitores. Trata-se de um ambiente preparado para estabilização de pacientes em estado grave e posterior transferência para as unidades de referência. A estrutura é semelhante à Sala Vermelha, que já existe na UPA do bairro José Carlos. “Com a ampliação, o Margarita Morales passa a ter capacidade maior de atender pacientes em estado grave, prestar esta primeira assistência e encaminhar estes pacientes. O próximo passo é incluir no quadro, médicos emergencistas 24 horas, para este atendimento, a exemplo do que já ocorre na UPA”, explicou o médico e diretor clínico, Ed Wilson Neves. As mudanças também incluem a implantação de uma suíte de isolamento, para pacientes diagnosticados com quadros infectocontagiosos. Este espaço está em fase final de adaptação, recebendo pintura e assoalhos novos e manutenção da rede de gases. “São melhorias importantes para o Hospital Margarita Morales”, disse o enfermeiro Sandro Lourenço Ferreira, que trabalha na unidade há seis anos. No Margarita, uma triagem e um consultório funcionam exclusivamente para atendimento de casos de síndromes gripais. Foram elaborados protocolo e plano de contingência para enfrentamento da Covid-19, inclusive com treinamento constante da equipe, composta por auxiliares, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas.

Avaliação Positiva

Com pesquisa de opinião implementada no Hospital desde o segundo semestre de 2019, itens como: atendimento na recepção e na enfermagem, tempo de espera na recepção, na triagem e no atendimento médico, limpeza e organização do ambiente, roupa de cama e banho, atendimento do serviço social, da nutrição, do médico e da fisioterapia e qualidade da refeição são constantemente avaliados, especialmente pelos pacientes que passam pelo repouso da unidade e com índice de satisfação sempre superior a 80%.

Transformação em UPA

Neste semestre, a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, parecer que torna o Hospital Municipal Margarita Morales elegível para ser transformado em UPA – Unidade de Pronto Atendimento Ampliada, inclusive já com indicações do fluxo a ser seguido para esta habilitação. Na prática, isso significa mudanças que vão trazer mais recursos e infraestrutura para a unidade que já presta um atendimento que constantemente recebe elogios da população. “Estive no Hospital Municipal Margarita Morales e fiquei muito feliz com o resultado dos exames de Covid-19, feitos nos servidores de lá, sendo todos negativos, o que mostra portanto o cuidado destes profissionais consigo mesmos e com os seus pacientes, estando todos muito bem preparados para o atendimento. Chamou a atenção a dedicação da equipe no atendimento a um paciente grave na sala de urgência, tomando todas as providências necessárias para o atendimento adequado e especializado. Visitamos também a sala que será de isolamento e verificamos a sua boa condição para o atendimento. Tudo isso nos animou a acelerar o processo de transformação do Margarita em uma UPA. Temos plena convicção de que os profissionais que ali trabalham, continuarão seu exemplar atendimento à clientela daquela região. Quero parabenizá-los pelo resultado do teste rápido de Covid: todos negativos, dentre os que fizeram o exame até o momento, o que demonstra o uso correto dos equipamentos de proteção individual”, declarou Carlos Mosconi, secretário municipal de Saúde.

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *