Saúde investiga endereço de mulher que morreu de covid-19 em Poços

Saúde investiga endereço de mulher que morreu de covid-19 em Poços

Saúde investiga endereço de mulher que morreu de covid-19 em Poços
maio 15
11:35 2020

segurança bancosA Vigilância Epidemiolígica de Poços de Caldas está investigando o domicílio da mulher de 48 anos que morreu na noite de segunda-feira, 11, em um hospital da cidade. A morte consta no Boletim atualizado pela secretaria de Saúde, nesta quarta-feira, 14, como óbito de não-residente. O exame da paciente testou positivo para Covid-19.

A investigação leva em conta que no cadastro do Cartão Nacional do SUS da paciente, consta endereço de São Paulo capital. Um contato local da mulher informou às autoridades de Saúde, que ela estava em Poços há alguns dias. Segundo orientações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, estes casos, estatísticamente, são contabilizados para o município de origem e residência do paciente, por isso, este óbito, embora ocorrido na cidade, não foi somado aos casos positivados em Poços de Caldas, aguardando o encerramento da investigação e a conclusão da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

O Boletim desta quarta informa ainda que são 724 notificações em Poços. Destas, 441 se referem a investigações concluídas, sendo 40 descartados por exame laboratorial e 401 com alta por critério clínico. São 256 casos suspeitos em investigação, dos quais: 250 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Dois pacientes seguem hospitalizados em ala e quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva. Nesta terça, são 27 casos positivos em Poços: 21 pacientes são considerados recuperados, três seguem em isolamento domiciliar, e destes 27 casos positivos, três pacientes vieram a óbito.

Óbitos no Município

No sábado, 9, a Secretaria Estadual de Saúde incluiu nos dados de Minas, o primeiro óbito registrado em Poços, no dia 13 de abril e que permanecia em investigação. O homem de 74 anos apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que até então o classificava como um óbito em investigação. Neste sábado, 9, ele passou a vigorar nas estatísticas de óbitos confirmados por Covid-19 em Minas Gerais. Na época do falecimento, tanto o serviço funerário quanto a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19.

Os outros dois óbitos registrados em Poços por Covid 19, se referem a: um homem de 75 anos que apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, em março; e ao homem de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, também no mês de março.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *