Servidores da secretaria da Saúde passarão por teste para detectar covid-19

Servidores da secretaria da Saúde passarão por teste para detectar covid-19

Servidores da secretaria da Saúde passarão por teste para detectar covid-19
junho 22
22:23 2020

Começou nesta segunda, 22, a testagem de todos os servidores da secretaria de Saúde de Poços de Caldas. A ação abrange cerca de 1.500 profissionais, de todas as unidades de saúde da Prefeitura, incluindo postos de saúde, consultórios odontológicos, pronto atendimento da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales, do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de setores administrativos. A medida foi anunciada na sexta, 19, por meio de ofício assinado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi e encaminhado a todos os servidores.

“Nós estamos aumentando nossos testes aqui em nossa cidade. Começamos a pesquisa na semana passada, fazendo os testes em pacientes sorteados em vários bairros da cidade, especificamente em pacientes assintomáticos. São dados que nós analisaremos e que terão grande importância para nós. E agora começamos hoje a testagem dos nossos profissionais da Saúde. Todos eles, aqueles que estão na ponta prestando os atendimentos, aqueles que estão em setores administrativos, todos eles serão testados. Isto significa uma proteção para os nossos profissionais de saúde e significa também uma proteção para as pessoas que são atendidas pelos nossos servidores. Além de tudo, ainda teremos um número ainda mais real, da presença e da distribuição do vírus em nossa cidade”, afirmou Mosconi. Ainda de acordo com o secretário de Saúde, profissionais do Hospital Santa Lúcia, unidade referência para Covid-19 em Poços, também serão testados dentro desta ação.

Santa Casa

Na última quarta, 17, a Santa Casa de Poços de Caldas informou por meio de nota oficial, o fechamento temporário do setor de Ortopedia, após quatro funcionários do serviço testarem positivo para a Covid-19. Todos os profissionais do setor foram afastados preventivamente. Ortopedistas substitutos trabalham para a manutenção do atendimento 24 horas a casos de traumas de Urgência/Emergência. Destes quatro profissionais, dois já são considerados recuperados. Um profissional permanece em isolamento domiciliar e o quarto está internado na Santa Casa, juntamente com a esposa que também foi diagnosticada com Covid-19. Além destes quatro casos, ainda na quarta foi confirmada a quinta contaminação, em uma funcionária do setor de lavanderia, que segue internada em um hospital privado.

Diante do quadro, desde a sexta, 19, estão sendo testados todos os colaboradores do Hospital, uma medida definida pela diretoria da instituição e realizada com o apoio da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta ação, foram diagnosticados mais oito casos positivos na Santa Casa, nesta sexta: seis profissionais de saúde e dois funcionários da lavanderia. Todos eles seguem em isolamento domiciliar. O trabalho de testagem segue durante esta semana. Nesta segunda, 22, mais três funcionários da Santa Casa testaram positivo e foram afastados. Dos 159 testes realizados até o momento no Hospital, 16 deram positivo, incluindo profissionais dos setores de lavanderia, higienização, enfermagem, ortopedia, manutenção e recepção. Poços de Caldas registra até o momento, 13 casos de profissionais de saúde contaminados pela Covid-19.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *