Unimed indica exercícios para idosos em isolamento

Unimed indica exercícios para idosos em isolamento

Unimed indica exercícios para idosos em isolamento
maio 26
20:48 2020

O isolamento social é a melhor forma de se prevenir contra o novo coronavírus, especialmente para os idosos, mais expostos às complicações da covid-19. Mas ficar em casa não é sinônimo de deixar de lado as atividades físicas. Manter-se ativo é primordial para a saúde física, mental e emocional do ser humano.

“Um corpo que não se movimenta é um corpo mais propício a ter problemas de saúde”, conta Teresa Cristina Alvise, fisioterapeuta do Programa Viver Bem/Idoso Bem Cuidado da Unimed Poços. “Mesmo dentro de casa é necessário que as pessoas se movimentem, para não ‘enferrujarem’. Nada de ficar o dia todo deitado ou sentado assistindo televisão. Nossos músculos, articulações e circulação, assim como o pulmão gostam de ficar em repouso e podem apresentar vários problemas como dores, aumento de secreções e diminuição da circulação”.

Para ajudar todos a se movimentarem, Teresa preparou dicas de exercícios que não precisam de muito espaço e dá para fazer em casa, além de dicas de cuidados com o ambiente visando garantir a segurança dentro do lar.

Exercícios respiratórios:

Inspire como se fosse cheirar uma flor, segure um pouco e solte como se fosse apagar uma velinha de aniversário;

Encha os pulmões em dois tempos, segure um pouco o ar e solte em dois tempos também;

Faça o exercício de cheirar a flor e apagar a velinha usando nossos braços. Levante ou abra os braços ao inspirar e abaixe ou feche ao expirar;

Faça exercícios usando língua de sogra, soprando um canudinho em um copo d’água ou fazendo bolinhas de sabão.

Caminhadas

Caminhe dentro de casa, 10 minutos duas vezes ao dia, dando voltas dentro de casa, no jardim ou quintal, na velocidade que está habituada e usando sapato confortável e seguro, como o tênis. Isso ajudará a ativar a circulação e propiciar um noite de sono melhor;

Alongamento

Espreguice-se várias vezes ao dia, esticando os braços para cima e espichando os pés ajudam fortalecer nossos músculos e tendões. O alongamento pode ser associado aos exercícios respiratórios;

Para movimentar a região cervical (pescoço), sente-se confortavelmente em uma cadeira firme e mais reta e, devagar, vire o pescoço um lado e, depois para outro, como estivesse falando não; depois movimente o pescoço para cima e para baixo, como estivesse dizendo sim e, por fim, movimente a cabeça, como se dissesse mais ou menos. Repita cinco vezes de cada lado;

Para os ombros, movimente-o como se dissesse nem te ligo e também em círculos;

Ainda sentado, faça movimentos de dobrar e esticar o tornozelo, como estivesse usando uma máquina de costura antiga, e de esticar as pernas para cima e para baixo, e abrir e fechá-las, por cerca de 15 a 20 vezes;

Na mesma posição, levante as pernas como se estivesse pedalando;

Para ativar a circulação das pernas, de pé, apoie-se na cadeira e levante e abaixe as pontas dos pés.

Cuidados no lar

Este período dentro de casa é excelente para fazermos trabalhos manuais, ler um bom livro ou assistir filmes. A fisioterapeuta alerta para ter cuidado com a postura ao realizar estas atividades. “ Evite assistir televisão deitado, pois sobrecarrega a coluna cervical”, explica Teresa. “Dê preferência ao sofá ou a uma cadeira firme e também não dedique mais de 40 minutos a uma atividade parada e hidrate-se, tomando bastante água e atente-se às dicas de segurança no lar, pois é o local onde as pessoas mais correm risco de queda”.

· Elimine tapetes que não estejam presos ou não sejam antiderrapante;

· Mantenha a casa bem iluminada;

· Não deixe brinquedos dos netos jogados na sala;

· Tenha cuidado com pisos molhados e escorregadios;

· Use sapatos, pantufas ou chinelos com solas antiderrapantes, mais firmes e confortáveis.

Saiba mais sobre a Unimed Poços e o Programa Viver Bem no site www.unimedpc.com.br e pelas redes sociais Facebook e Instagran.

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