Tempo , , 0°C

Unimed Poços promove Curso para Cuidadores

Unimed Poços promove Curso para Cuidadores

Unimed Poços promove Curso para Cuidadores
junho 13
14:24 2019

O cuidado com idosos ou pessoas que requerem atenção especial no domicílio, exige paciência, dedicação, respeito e, principalmente, conhecimentos específicos. Com o objetivo de orientar as pessoas que cuidam dos beneficiários atendidos pelo serviço de atendimento domiciliar e dos participantes do Projeto Idoso Bem Cuidado, a Unimed Poços promoveu mais um Curso de Cuidadores, realizado durante sete encontros, iniciado no dia 25 de abril e encerrado no dia 6 de junho. A programação contemplou importantes temas, como a Saúde do Cuidador; Cuidados no Domicílio e Autocuidado; Disfagia – Alterações na Deglutição; Alimentação e Intercorrências; Urgência e Emergência no Domicílio; Assistência Farmacêutica e Posicionamento, Movimentação e Quedas.

As palestras foram ministradas por médica, psicólogas, enfermeiras, fonoaudióloga, nutricionista, farmacêutico e fisioterapeuta, da equipe multidisciplinar do Programa Viver Bem. “O nosso objetivo com este Curso é ampliar o conhecimento dos cuidadores e, assim, melhorar o cuidado no domicílio e, consequentemente, a qualidade de vida dos nossos beneficiários”, destaca Iara Pimenta de Castro, Supervisora do Programa Viver Bem.

O Curso de Cuidadores é realizado anualmente e, este ano, teve a participação de 25 pessoas. “Participo de todos os cursos de cuidadores que a Unimed Poços oferece”, contou Ana Maria de Souza Cesário, que cuida da mãe idosa. “Acho de extrema importância para nós, cuidadores. São aprendizados que praticamos no dia a dia. Agradeço à Unimed Poços por mais esta oportunidade”.

Para Vanderli Lopes, o curso foi excelente. “Aprendi muito e todos os temas foram muito importantes para nos ajudar a cuidar melhor das pessoas”.

Sobre o Programa Viver Bem

O Curso de Cuidadores faz parte da programação do Programa Viver Bem da Unimed Poços, que oferece atividades em grupos, palestras, monitoramentos individuais, atividades físicas, oficinas de memória, cursos para gestantes e assistência domiciliar. O objetivo principal é oferecer aos beneficiários da Unimed Poços de Caldas melhor qualidade de vida, por meio da prevenção de doenças ou complicações de doenças já estabelecidas.

As atividades são gratuitas e desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, e educador físico. São desenvolvidos: Monitoramento do Paciente Diabético, Grupos Reeducação Alimentar, Atividades Físicas e Cessação de Tabaco, Ambulatório de Prevenção do Pé Diabético, Curso de Gestantes, o Projeto Idoso Bem Cuidado, Unibaby, Quero Mais Saúde e o Serviço de Atendimento Domiciliar.

Saiba mais sobre o Programa Viver Bem acessando o site: https://www.unimed.coop.br/web/pocosdecaldas/espaco-viver-bem.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *