Unimed realiza simpósio de Cuidados Paliativos em Poços

Unimed realiza simpósio de Cuidados Paliativos em Poços

Unimed realiza simpósio de Cuidados Paliativos em Poços
fevereiro 14
18:47 2020

Quando se fala em cuidados paliativos, a imagem que geralmente vem à cabeça é a de um paciente incurável ou em fase terminal. Mas é uma falsa impressão. Dispensar ao paciente o serviço de Cuidados Paliativos é protegê-lo, amenizando sua dor e sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual, extensivo aos familiares..

Para debater este tema tão importante, a Unimed Poços promoveu, no dia 10 de fevereiro, no teatro da Urca, o primeiro Simpósio de Cuidados Paliativos. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre profissionais da área de saúde e estudantes de Poços de Caldas e região. Aberto pelo médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços, que agradeceu a presença de todos, o Simpósio teve início com a mesa-redonda “Experiência de quem faz”, com a participação de profissionais da Unimed Poços e de outras instituições de saúde para falar sobre suas experiências. Também participou o médico Ricardo Tavares de Carvalho, coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e diretor do Instituto Paliar, que também ministrou a palestra de encerramento Cuidados Paliativos x Terminalidade.

Durante o Simpósio, o médico geriatra Rodrigo Figueiredo apresentou o Programa de Cuidados Paliativos da Unimed Poços, pioneiro no Sul de Minas, destacando os excelentes resultados alcançados nos quase sete anos de atuação da equipe multidisciplinar.

“O nosso objetivo em promover este Simpósio foi compartilhar com os profissionais de saúde da nossa cidade e da região experiências e conhecimentos”, destacou o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital da Unimed Poços. “E aproveitamos para ajudar instituições beneficentes de Poços de Caldas definindo como entrada a doação de um quilo de alimento não perecível”.

Para o médico Ricardo Tavares, eventos como este são importantes para divulgar os cuidados paliativos. “Participei da mesa-redonda e percebi que Poços de Caldas já tem um trabalho bem bacana e interessante, e isto é muito importante”, destacou. “Precisamos mostrar que cuidados paliativos é uma atitude médica moderna e científica e que não dá mais para pensar no sistema de saúde sem esta prática, diante da curva de idade das pessoas e do envelhecimento populacional. E hoje, nem o médico e nem o sistema de saúde estão preparados para esta nova realidade”

Entre os participantes estava a fonoaudióloga Márcia Carvalho Gaiga. “Sou apaixonada por este tema e pelo trabalho que a Unimed Poços desenvolve nesta área”, contou Márcia. “Resolvi participar para me aprofundar no tema e enriquecer ainda mais a minha profissão”.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *