Câmara discute melhorias em faixas de distribuição de energia

Câmara discute melhorias em faixas de distribuição de energia

fevereiro 01
15:30 2018

A Câmara Municipal discutiu reuniu-se com representantes do DME-D e Cemig possíveis melhorias em várias áreas que abrigam torres de transmissão de energia no município, as chamadas faixas de servidão. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 31 de janeiro.

Estiveram presentes o diretor superintendente da DMED, Alexandre Afonso Postal, o secretário municipal de Planejamento, Tiago Cavelagna, o secretário adjunto, Antônio Carlos Alvisi, além dos representantes da Cemig, das Gerências de Relacionamento com o Poder Público e de Serviços em Linhas de Transmissão, Alexandre Ribeiro de Almeida, Wellington Cancian e Alexon do Prado Conde. Durante o encontro, os vereadores puderam esclarecer dúvidas a respeito da manutenção das áreas e da implementação de medidas de prevenção, atendendo a um pedido de moradores que residem nas proximidades desses locais.

De acordo com a vereadora Maria Cecília Opípari (PT), autora da Moção de Apelo encaminhada à Cemig em dezembro de 2017, a reunião permitiu que a Câmara de Poços se posicionasse a respeito de um tema que preocupa a população. “As minhas indagações tiveram início ano passado, depois da vista a uma faixa de servidão no bairro Jardim Amaryllis, de responsabilidade da Cemig. No entanto, acabei estendendo essas visitas e encontrei outras áreas de responsabilidade também do DME e de Furnas. A reunião foi muito produtiva para termos informações técnicas dos representantes das concessionárias, inclusive esclarecendo algumas preocupações com relação a descargas elétricas e aos riscos para a população”, ressaltou.

Ainda segundo a parlamentar, ao final do encontro, foram apresentadas algumas propostas para manutenção desses espaços, além da implantação de medidas corretivas e preventivas. “Sugerimos o cercamento das áreas, instalação de placas de informação sobre cuidados que as pessoas devem ter, telefones de contato em caso de acidentes, já que muitas dessas áreas são descampadas e estão dentro da zona urbana. Além disso, destacamos a preocupação com relação à fiscalização em áreas ocupadas irregularmente, mostrando à comunidade a possibilidade de riscos, sendo assim muito importante a presença da secretaria de Planejamento na reunião. O ponto positivo é que a Câmara fez seu trabalho de conscientização, de responsabilidade e de fiscalização das ações do poder público, estreitando o contato com as concessionárias. Tanto DME quanto CEMIG procuraram passar aos vereadores as normas de segurança existentes, pontuando que levarão as propostas às empresas no sentido de realizar o que for possível”, afirmou.

Para o presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), a Câmara de Poços mostra, mais uma vez, que está atenta às reivindicações dos moradores e aos problemas da cidade. “Em um curto período de tempo e cientes da preocupação apresentada pela vereadora Maria Cecília, a Câmara agendou essa reunião a fim de esclarecer dúvidas e apresentar as demandas existentes. O papel do vereador é esse, acompanhar o desenvolvimento do município e levar ao poder público as sugestões e melhorias necessárias para segurança e bem-estar da população. Fico muito satisfeito com resultado desse encontro e sabemos que o assunto não foi concluído. Com certeza, teremos outras reuniões para dar os encaminhamentos indispensáveis”, concluiu o presidente.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *