Sérgio Azevedo recebe o título de “Prefeito amigo da criança”

Sérgio Azevedo recebe o título de “Prefeito amigo da criança”

Sérgio Azevedo recebe o título de “Prefeito amigo da criança”
julho 01
19:48 2020

O Programa Prefeito Amigo da Criança é uma iniciativa da Fundação Abrinq criada em 1996. Poços fez a adesão a esta 6ª edição do programa em 2017 e de lá para cá tem direcionado esforços para o planejamento e implementação de ações e políticas públicas para crianças e adolescentes. Inscreveram-se no Programa 2.346 municípios e somente 125, cujos prefeitos recebem o título de Prefeito Amigo da Criança, mostraram resultados.

O programa priorizou o investimento para o setor,o fortalecimento dos Conselhos; a promoção de vidas saudáveis (garantia de pré-natal, segurança alimentar e saneamento básico); acesso à educação de qualidade e proteção em situações de risco. A cidade de Poços de Caldas conseguiu bater as metas em todos os requisitos e ao longo desses anos, toda ação sugerida e implantada foi auditada pela equipe da Fundação Abrinq . “Dentre as diversas ações coletivas, destacamos a criação da Rede da Criança e do Adolescente (RECRIAD). Esta rede promove a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e fomenta discussões sobre as práticas desenvolvidas na cidade”, explicou o secretário interino de Promoção Social Carlos Eduardo Almeida.

O reconhecimento de “Prefeito Amigo da Criança” reforça o comprometimento desta administração de dar prioridade nas ações voltadas às crianças e adolescentes. “Em 2017 quando decidi que a gente ia participar, sempre teve o compromisso de ser de forma efetiva, para a gente realmente ter resultado. Está aí o reconhecimento, um trabalho sobretudo de equipe, de integração entre as secretarias de Saúde, Esporte, Cultura, Promoção Social, Fazenda, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, órgãos de Segurança Pública e apoio do Ministério Público e Vara da Infância e Juventude. E se formos avaliar, dentre tudo que fizemos nesses anos, o melhor foi justamente essa união de forças, que não envolve dinheiro, mas sim a vontade e ação para que as coisas realmente saíssem do papel. Estamos todos muito contentes”, declarou o prefeito Sérgio Azevedo.

Segundo a Caroline de Souza, articuladora do Programa “Prefeito Amigo da Criança” e também coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, o projeto foi importante na construção do Plano Municipal da Infância e Adolescência que vai nortear as ações para este público pelos próximos 10 anos. “ Tudo isso aproximou a gestão das ações. O prefeito Sérgio foi um participante ativo das reuniões mensais, sempre aberto à escuta. A cidade ganhou com essa articulação das políticas públicas. A leitura dos problemas ou sugestões é feita de forma coletiva, e assim, os resultados são mais efetivos”, reiterou Caroline, responsável pelo Programa em Poços

A participação e reconhecimento pelo programa não envolveu repasse de recursos, mas promoveu a aplicação de políticas e incentivou ações que resultaram na melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes. “ Muito do que foi feito nesses 4 anos de trabalho direcionado ao cuidado das nossas crianças e adolescentes vamos perceber a médio prazo. Teremos crianças mais bem assistidas,com educação de qualidade, longe de drogas ou violências”, reafirmou o prefeito Sérgio Azevedo.

Este ano Poços de Caldas também já foi reconhecida pela valorização dos Idosos

Poços vai integrar Guia de Boas Práticas com Idosos do Ministério da Cidadania que será distribuído em todo o país. O Ministério convocou 240 cidades que têm os selos ou certificação de cidade amiga da pessoa idosa a enviar propostas e ações voltadas aos idosos. O Conselho Municipal do Idoso encaminhou as iniciativas e o município foi um dos 23 selecionados.
Dentre as iniciativas encaminhadas ao Ministério estão atividades de capoeira, a caminhada pelo Dia Internacional do Idoso e a conquista dos idosos com renda até dois salários mínimos de poderem pagar R$2,00 pela refeição no Restaurante Popular. Antes, era para quem recebia até um salário mínimo. “A gente sempre tem a preocupação de incentivar as boas práticas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Com isso melhoramos a convivência,  a saúde e a qualidade de vida. E saber que Poços tem reconhecimentos nacionais por cuidar das crianças, jovens e idosos, nos mostra que estamos no caminho certo”, concluiu o prefeito Sérgio Azevedo.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *