Visitas de estudantes ao “Museu em Ação” tem início nesta terça, dia 10

Visitas de estudantes ao “Museu em Ação” tem início nesta terça, dia 10

Visitas de estudantes ao “Museu em Ação” tem início nesta terça, dia 10
setembro 09
16:55 2019

Tem início, nesta terça-feira, 10 de setembro, a sexta edição do projeto de educação patrimonial “Você é Poços!” – “Museu em Ação”. A primeira escola a realizar a visita monitorada ao Museu Histórico e Geográfico será a E.M. José Mamud Assan, da Vila Rica, das 14h às 16h.

A proposta do 6º roteiro visa desenvolver ações educativas que considerem os acervos museológicos e a importância de conhecer e reconhecer-se enquanto cidadãos participantes na construção dos espaços e das ideias. Essa edição vai ocupar o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas enquanto território educativo e mobilizador, proporcionando a interação entre educadores e estudantes durante a visitação.

Além disso, a iniciativa utilizará a recém-inaugurada Cabine de História Audiovisual do Museu, para colaborar com a valorização e divulgação da memória e da história de Poços de Caldas em diálogo com a história regional e nacional.

O roteiro conta também com jogo de desenho e adivinhação, no qual os participantes serão divididos em duas equipes e precisarão desenhar locais e pessoas que dialogam com a história do município, a partir dos vídeos assistidos na cabine audiovisual.

Participam desta edição, nove escolas da rede municipal e dois grupos da Secretaria Municipal de Promoção Social.

O projeto

O Você é Poços é um projeto de educação patrimonial que visa à aproximação dos moradores de Poços de Caldas com seus equipamentos históricos e culturais, dentro da perspectiva da Educação no Território, que valoriza as características e os aspectos do espaço na qual está inserida, com o objetivo de valorizar e preservar a memória da cidade. A iniciativa, que teve início em 2017, é voltada a estudantes das escolas municipais, grupos dos programas ofertados pela Secretaria de Promoção Social e convidados. O projeto conta com o apoio da Auto Omnibus Circullare. Mais informações estão disponíveis no endereço: sites.google.com/view/projetovoceepocos/.

O Museu

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi fundado em 1972, dentro dos festejos do centenário da cidade, pelos voluntários D. Nini Mourão, Nilza Botelho Megale e Caio Augusto Faria Lobato. Funcionou durante 24 anos no Country Club e, no final de 1996, foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado construído em 1898, totalmente restaurado, integrando o Projeto Centro Vivo. A Instituição é mantida pela Prefeitura de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Cultura.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *