Tempo , , 0°C

Material resgata história das manifestações culturais da Festa de São Benedito

Material resgata história das manifestações culturais da Festa de São Benedito

Material resgata história das manifestações culturais da Festa de São Benedito
maio 17
11:02 2019

Durante a realização da Festa de São Benedito, a equipe do projeto de educação patrimonial “Você é Poços” distribuiu material informativo sobre as manifestações culturais que compõem a mais tradicional festividade do município. A iniciativa faz parte do cronograma de ações do quarto roteiro do projeto, o “Bendito Roteiro”, cujo objetivo é valorizar a riqueza cultural de Poços de Caldas, por meio do trabalho com a Festa de São Benedito e seus grupos de cultura popular.

O roteiro foi executado no segundo semestre de 2018 e previa a distribuição dos folders na Festa de São Benedito de 2019, como forma de resgatar a história dos ternos de Congo e grupos de Caiapó que, de geração a geração, mantêm viva a tradição da devoção a São Benedito com muita arte e cultura.

Foram confeccionados 5 mil panfletos, com recursos do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact). As educadoras Marília Rossi e Daniela Marco Antonio Alvisi estiveram nas barracas das paróquias e em eventos tradicionais, como a Retirada dos Caiapós do mato e a Missa Conga realizando a distribuição. O objetivo é incentivar a formação de um movimento de conscientização das novas gerações a respeito da importância destas manifestações da cultura popular local, fazendo com que os participantes possam ser multiplicadores na valorização e preservação.

Participaram do “Bendito Roteiro” dez unidades escolares da rede municipal. O roteiro foi dividido em duas partes. A primeira, no auditório da SME, contou com roda de memória com fotografias dos grupos de Cultura Popular antes e durante as festividades de São Benedito. Em seguida, os alunos visitaram o pátio externo da Igreja de São Benedito, território cultural símbolo deste patrimônio cultural.

O “Bendito Roteiro” tem pesquisa e sistematização pedagógica de Daniela Alvisi, que também foi mediadora e arte-educadora do projeto. “Seguimos com nosso compromisso de difundir e valorizar o patrimônio da cidade de Poços de Caldas junto à rede municipal de ensino e, com essa ação, para moradores e turistas que prestigiaram a Festa de São Benedito”, destacou.

O projeto
O “Você é Poços!” é uma proposta intersecretarial com roteiros mediados de visitação que enfocam, especialmente, a ressignificação histórica de patrimônios arquitetônicos do município e a busca por um sentido de pertencimento. Integram o projeto as secretarias municipais de Educação, Cultura, Planejamento, Esportes, Promoção Social e Turismo. A iniciativa já está na quinta edição.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *