Apresentação de Negro Spiritual marca Dia da Consciência Negra em Poços

Apresentação de Negro Spiritual marca Dia da Consciência Negra em Poços

Apresentação de Negro Spiritual marca Dia da Consciência Negra em Poços
novembro 19
20:52 2019

Um grupo de alunos do Conservatório Musical de Poços de Caldas apresenta nesta quarta-feira, dia 20, um repertório bastante apropriado para o Dia da Consciência Negra: canções inspiradas na música que era feita pelos escravos americanos convertidos ao cristianismo no período pré-abolicionista. Os alunos escolheram um local alternativo e acolhedor para a apresentação: a antiga capela de São Sebastião, na Vila Cruz.

Tanto na América do Norte como no Brasil a história do povo africano escravizado guarda semelhanças, como por exemplo, a proibição de manifestações religiosas nativas, obrigando-os a adotarem a religião de seus senhores.  Os negros escravizados na América foram convertidos maiormente à Igreja Protestante, mas não podiam frequentar a igreja dos brancos.

Desta forma, fizeram sua própria igreja através de ajuntamentos que misturavam suas tradições às tradições brancas. À música de louvor que as escravas ouviam na casa dos senhores os negros juntaram os cantos de trabalho e a música dos festejos. Além de inspiração religiosa, as músicas podiam também esconder dicas de fuga, dicas de como chegar aos quilombos, recados de uma tribo para outra. Nesta música, o Negro Spiritual, nascem as bases do Gospel e de grande parte do que conhecemos popularmente hoje como música religiosa. 

Além dos Spirituals uma parte do repertório é dedicada à Árias Antigas do Século XVIII. Estas são canções de óperas Barrocas que constituem importante material didático para o estudo da técnica vocal. Este trabalho foi realizado durante todo o semestre pelos cantores Nathália Plachi, André Sabino, Josiane Vargas, Josirene Barbosa e Débora Vieira, orientados pela professora Jucilene Buosi. Os cantores são acompanhados pela pianista Mayka Menezes.

SERVIÇO:

Concerto Negro Spiritual e Árias Antigas do Séc. XVIII

Data e horário: 20 NOV | QUA | 20h

Local: Antiga Capela de São Sebastião (Rua Nico Duarte, 570, Vila Cruz

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *