Artista plástica Aline Brant faz oficina ‘Bordado em Fotografia’ neste sábado

Artista plástica Aline Brant faz oficina ‘Bordado em Fotografia’ neste sábado

Artista plástica Aline Brant faz oficina ‘Bordado em Fotografia’ neste sábado
novembro 08
14:59 2019

Uma oportunidade para todas as pessoas que desejam trabalhar com a possibilidade de intervir artisticamente na fotografia impressa utilizando para isso a prática do bordado livre. É o que propõe a artista plástica de Poços de Caldas, Aline Brant, para este sábado, dia 8 de novembro.

Segundo ela, o objetivo da oficina é apresentar a técnica pessoal utilizada pela artista, a partir de sua experiência pessoal. A oficina abordará especificamente 3 tópicos: Imagem, intervenção e símbolo.

O objetivo principal da oficina é externar símbolos em forma de arte, um momento de expressão coletiva dos símbolos.
1- Intervenção analógica em fotografia revelada e impressa;
2- Pós-produção da imagem: “Intervir para quê? O que mais eu quero dizer?”;
3- Análise do projeto da artista
4- Intervalo
5- O ponto no papel fotográfico;
6 – Prática;
7- Mostra e crítica coletiva.
Não há pré requisito. Ou seja, não é necessário saber bordado. Para os interessados, o material necessário para cada participante é comparecer com duas fotografias impressas (2 cópias cada) em cores ou preto e branco, em papel fotográfico fosco.
Sugestão de tamanho: 20x30cm

Imagem: livre

A artista

Aline Brant é macaense, tem 35 anos, e formada em cursos livres de fotografia e intervenção em artes visuais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Expõe seus trabalhos em galerias e na internet desde 2014. É reconhecida pela produção em arte com intervenções em suas próprias fotografias impressas.

Em 2014 produziu a exposição “Contos”, apresentando sua interpretação de técnicas analógicas de intervenção, como a costura, o queimado, o arranho e a pintura em aquarela. A partir de 2016 começou a divulgar trabalhos com retratos ilustrados por bordados à mão livre e teve obras publicadas em dezenas de sites de arte e cultura internacionais.

No mesmo ano expôs “Transbordo” no Espaço Cultural do Metrô de São Paulo, uma série com mais de 20 fotografias bordadas. Em 2017, participou da Mostra de Arte Contemporânea da Bhering – Soma (Rio de Janeiro) com a obra Abrigo. Ensinou a técnica do bordado em fotografia em workshops no Rio, Curitiba, São Paulo e Florianópolis, a convite de galerias de arte, ateliês e instituições como o Sesc.

Recentemente, teve sua obra publicada no livro ‘De fil an aiguille – la broderie d’art contemporain’ – 82 artistas contemporâneos que usam bordados como ferramenta principal (Charlotte Vannier – Pyramyd éditions. Paris, França. 2018). Mora no Rio de Janeiro e trabalha em projetos pessoais e na concepção visual de obras de outros artistas, escritores e grupos musicais.

É professora convidada do Atelier Oriente (RJ) e aluna da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob orientação da Dra Sonia Salcedo. Duas das suas obras mais conhecidas fazem parte do “V Salón de Fotografía con Intervención Textil” no Centro Argentino de Arte Textil, Buenos Aires, Argentina.

Serviço

A Oficina será no Ateliê Bia Brasileiro
Rua Professora Lourdes Mourão, 346
Jd. Centenário
Mais informações: 98875-8036

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *