Equipe do Museu Histórico e Geográfico recebe projeto de capacitação

Equipe do Museu Histórico e Geográfico recebe projeto de capacitação

Equipe do Museu Histórico e Geográfico recebe projeto de capacitação
abril 08
16:19 2019

A museóloga Isabela Brasileiro realizou na semana passada, dia 03 de abril, o primeiro encontro do Projeto Cultural de Capacitação para a equipe do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. O encontro reuniu funcionários e estagiários do Museu e contou com a presença do atual coordenador Thiago Quintero.

O projeto, patrocinado pelo Instituto Donato, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, tem como finalidade principal, contribuir para a capacitação dos funcionários do Museu através de uma ação de formação e educação continuada, que segundo Isabela, visa ampliar os recursos e repertórios para que a equipe possa oferecer ao publico um atendimento cada vez mais apropriado.

Tem ainda como objetivos, debater questões que envolvem o universo, os enfrentamentos, as especificidades e os desafios dos profissionais de Museus, o planejamento para realizar ações relacionadas ao acervo e as exposições temporárias ou permanentes, a pesquisa constante acerca do acervo, bem como também questões referentes a atual situação dos Museus no Brasil.

De acordo com a museóloga responsável pelo projeto, espera-se aproximar a equipe de inúmeras possibilidades para dinamizar as visitas através das estratégias de abordagens do acervo, do edifício e do seu entorno, para que construam e proponham percursos instigantes, onde os visitantes se sintam estimulados em participar de forma ativa. Ao final do projeto, Isabela estará dispioníves para coordenar a crianção de um percursso pelo Museu baseado em um tema do acervo.

O curso será dividido em módulos e encontros mensais. O próximo está marcado para o mês de maio e levará os participantes ao Instituto Moreira Salles, para a exposição, atualmente em cartaz no espaço Chichico Alkimim, fotógrafo, onde o tema a ser trabalhado será visitas mediadas.

O primeiro encontro do projeto, segundo a museóloga foi muito significativo para a troca de experiências e aproximação com a equipe

do Museu. “A formação continuada é de grande relevância para pensarmos a área de Educação em Museus e tivemos da equipe o contato nos deu uma devolutiva bem interessante”, afirma Isabela.

O projeto conta com assessoria de imprensa da jornalista Bibi Rodriguez, a identidade visual artes assinadas pelo arquiteto Leonardo Brasileiro e fotografia de Gilmar Tavares e Joseane Sartini.

Foto: Josy Tavares

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *