Escritor poços-caldense lança livro de ficção científica este sábado no Flipoços

Escritor poços-caldense lança livro de ficção científica este sábado no Flipoços

abril 26
17:09 2019

O escritor, revisor e jornalista Daniel Souza Luz, nascido em Poços de Caldas, lança seu primeiro livro, Ontem Foi Um Sonho, neste sábado, no Flipoços, no primeiro dia do festival literário, 27 de abril de 2019. Será às dez da manhã, na arena cultural, na parte externa da Urca, durante o “Encontrão dos Autores Sulfurosos”, que será mediado pelo poeta e romancista Tadeu Rodrigues.

Ontem Foi Um Sonho é uma distopia que aborda a permanência da mentalidade escravagista e racista no Brasil. “É uma obra de ficção científica, na qual explicito algumas das minhas influências literárias: Phillip K. Dick, Isaac Asimov, Stefano Tamburini, William Gibson e Brian Aldiss, entre outros. Embora possa ser caracterizado como um conto cyberpunk, creio ter encontrado uma voz própria; espero ter conseguido escapar dos estereótipos do gênero”, define-se o escritor.

O livro tem formato de bolso, o que alguns entendem como fanzine, e foi impresso em papel reciclado. Trata-se de uma história curta, que será seguida de outras, no mesmo formato e do mesmo universo. É o primeiro lançamento da editora do autor, Enigma Anônimo, e foi feito de forma totalmente independente. A capa e o design foram especialmente criados para o livro pela ilustradora e fotógrafa Juliana Melo, após ela ler os originais. A revisão foi feita pela professora Renata Cristina Ling Chan, mestranda em Letras.

À tarde Tadeu Rodrigues lança também na Flipoços seu livro de poesias A Utilidade do Rascunho, que tem uma poesia de Daniel na contracapa, à guisa de prefácio, além de ter sido revisado por ele. “A história de Ontem Foi Um Sonho me lembrou muito o George Orwell. Não dá bem para saber o que está acontecendo até certo ponto, o que também lembra o livro Sonho, de Haruki Murakami. Há uma mistura de linguagem mais formal com oralidade, como no Clube da Luta, do Chuck Palahniuk”. analisa Tadeu.

Daniel Souza Luz é formado em Jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Jornalismo Literário pela ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário). Foi fanzineiro nos anos noventa, quando editou os fanzines Sonic Pig Pile e Acervo, além de colaborar com vários outros, como Academia de Punk Rock, The Circle e Yell, e participou das coletâneas Geração 140 Caracteres e Uma São Paulo de Todos, ambas de microcrônicas criadas no Twitter, onde publica há dez anos. É cronista do Jornal da Cidade, onde também publica contos. Ontem Foi Um Sonho foi escrito em 2014 e reescrito em 2019.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *