Tempo , , 0°C

Flipoços entrega quase 2 mil livros a 10 entidades

Flipoços entrega quase 2 mil livros a 10 entidades

Flipoços entrega quase 2 mil livros a 10 entidades
maio 12
11:05 2019

Ocorre na sexta-feira (10) a entrega de 1976 livros a 10 entidades de Poços de Caldas (MG) e região, arrecadados durante a 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. A cerimônia será realizada na Biblioteca Centenária, anexa ao Espaço Cultural da Urca.

Os livros distribuídos são arrecadados pela troca de ingressos para as palestras master do evento, que são as mais concorridas.

Conforme explica a curadora do festival e organizadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira, a entrega dos livros é uma das contrapartidas do Flipoços com o município e a região. “A arrecadação e distribuição dos exemplares ressignifica a importância do evento para a região. É uma forma de devolvermos o prazer à leitura para toda comunidade e reafirmamos nosso compromisso com o incentivo à educação e a formação de novos leitores”, destacou.

Para a coordenadora do evento, Maíra Carvalho, a doação de livros, bem como o Concurso Estudantil, são ações que fortalecem a literatura durante todo o ano e não apenas no período em que ocorre o festival. “É um jeito de estendermos nossa programação e de fazermos com que a literatura seja um projeto permanente na vida de muitas pessoas”, pontuou.

 Importância da doação

O projeto Doe um livro ocorre no Flipoços desde que o evento começou a receber palestras master e de acordo com a coordenadora do festival, Maíra Carvalho, é importante que o público se conscientize da importância de repassar obras em bom estado de conservação e/ou novas.

“Neste ano, uma boa parte do material que recebemos, cerca de 100 volumes, foram encaminhados à reciclagem, pois eram livros muito antigos, mal conservados e que incluíam, inclusive, apostilas e livros didáticos. Nós ficamos chateados com esta atitude, já que somos um festival que não cobra ingresso e oferece a toda a população a chance de conviver com escritores e leitores por nove dias, anualmente e assistir palestras cuja única exigência é a troca de um livro de literatura em bom estado”, disse.

 Confira a lista das entidades beneficiadas com a doação

Fungotac
Rotary Club
Programa PMJ Poços de Caldas
Projeto de Leitura do Presídio de Poços de Caldas, MG
Projeto de Leitura do Presídio de Botelhos, MG
Prefeitura de Alagoa MG
Associação Casa da Árvore
Comunidades Quilombolas de Agelândia, MG
Associação dos Quilombolas Córrego do Engenho, MG
Creche Municipal Lar dos Pequeninos de Capelinha, MG;

 Flipoços 2020

O Flipoços 2020 já tem data definida – de 25 de abril a 03 de maio – e vai falar sobre “Mulher e Literatura: da poesia ao poder”. Para a curadora, a ideia é formar novas parcerias e fomentar histórias de mulheres de verdade, especialmente as que se destacaram nas artes, literatura, política, ciência e religião. “Vamos homenagear aquelas que souberam unificar e construir junto com homens, mulheres, jovens e crianças uma história diferente”, anunciou.

O Flipoços é realizado pela GSC EventosEspeciais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedornacategoriaCadeiaProdutiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018O Flipoços 2019 contou com o patrocínio do DME, Café TrêsCorações e Secretaria de Turismo. Com o apoio das entidadesCâmaraBrasileira do Livro, CâmaraMineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Parceria Cultural Sesc e Senac Minas.  Maisinformaçõespodem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551. 

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *