IMS Poços exibe documentário Ex-Pajé e debate com indígenas

IMS Poços exibe documentário Ex-Pajé e debate com indígenas

junho 03
15:12 2019

O IMS Poços exibe nesta terça-feira, dia 4 de junho, às 18h30 , em formato DVD, o filme Ex-Pajé, dirigido por Luiz Bolognesi. Após a sessão, a pedagoga Beatriz Sales da Silva conversa com os membros da Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, de Minas Gerais – o cacique Jal, Jânio Ferreira do Nascimento e a Pajé, Josefa Ferreira da Silva. A entrada é gratuita.

Ex-Pajé (1949) recebeu Menção Especial do júri para documentário original no Festival de Berlim de 2018. O filme conta a história de Perpera (protagonista), que tinha 20 anos quando seu povo fez o primeiro contato com os brancos, em 1969. Até aquele momento, ele era pajé de sua aldeia. Mas, com os brancos, chegou o pastor evangélico, que condenava o xamanismo, e Perpera viu-se obrigado a abandonar sua prática ancestral.

Sobre os debatedores

Jânio Ferreira do Nascimento – Cacique Jal, com Formação Notório saber – Natural de Palmeira dos Índios- AL

Josefa Ferreira da Silva – Pajé – Liderança Indígena, com Formação Notório saber – Natural de Palmeira dos Índios – AL

Beatriz Sales da Silva é doutora em Educação na área de Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 2017), Mestre em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2010), graduada em Pedagogia pela PUC-MG. Atua como Analista Educacional Pedagoga na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, MG e tem experiência em Educação Escolar Indígena desde 2003 atuando no processo de criação e acompanhamento pedagógico na E.E Indígena Xucuru Kariri, Caldas, MG.

A sessão tem entrada gratuita para maiores de 14 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3722-2776.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *