Inscrições para o 41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia começam dia 15

Inscrições para o 41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia começam dia 15

Inscrições para o 41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia começam dia 15
agosto 05
14:46 2019

Foi lançada na última quinta-feira, 1º de agosto, a 41ª edição do tradicional “Concurso de Textos em Prosa e Poesia”. As inscrições devem ser feitas a partir de 15 de agosto e seguem até 03 de outubro.

Podem participar estudantes de Ensino Fundamental e Médio, do Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados nas unidades de ensino públicas e particulares de Poços de Caldas. As escolas devem selecionar até dois textos de cada categoria e protocolá-los na SME (Rua Prefeito Chagas, 464). O tema é de livre escolha e o concurso é dividido em quatro níveis, nas categorias Poesia e Prosa (gênero livre, Crônica e Miniconto).

Entre os dias 8 e 29 de outubro, a Comissão Avaliadora do Concurso selecionará dois trabalhos de cada nível e categoria. Serão considerados os seguintes critérios: adequação ao gênero textual, teor literário, originalidade e criatividade. O resultado dos alunos premiados será divulgado no dia 4 de novembro. Os textos selecionados serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, no dia 7 de novembro, às 19h30, quando os dois primeiros classificados de cada categoria serão premiados.

O regulamento, a ficha de inscrição e todas as informações do 41o Concurso de Textos em Prosa e Poesia estão disponíveis no site https://smeducacaoprojetos.wixsite.com/41prosaepoesia. Dúvidas pelo telefone 3697-5110 ou pelo e-mail smeeducacaoprojetos@gmail.com.

O concurso é realizado pela secretaria de Educação, por meio da Divisão de Projetos de Educação Complementar.

O concurso

O Concurso de Textos em Prosa e Poesia chega à sua 41ª edição consolidado como um dos grandes projetos de incentivo ao processo de formação literária dos jovens estudantes de Poços de Caldas.

Criado em 1979, pelo então Secretário Municipal de Educação e Cultura Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, o concurso foi nomeado inicialmente como Concurso Estudantil de Crônicas e Poesias, uma iniciativa extremamente importante para o estímulo da criação literária no município, chegando a lançar alguns jovens escritores locais que mais tarde despontariam como grandes profissionais da literatura, do jornalismo, da publicidade e das artes.

Em reconhecimento ao pioneirismo e dedicação à educação e à cultura em nossa cidade, em 2009, o Prêmio Literário passou a se chamar Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira.

O Concurso de Textos em Prosa e Poesia proporciona espaço para que os jovens escritores se manifestem dando voz, literalmente, a seus textos, preservando, renovando, cultivando e assim mantendo viva a produção literária de Língua Portuguesa em Prosa e Poesia.

Novidades

De acordo com o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques, em 2019 o concurso mantém o formato do ano passado, consolidando as novidades introduzidas no regulamento, em especial a redistribuição dos níveis e a inclusão dos gêneros crônica e miniconto. A novidade neste ano é a criação do site específico para a iniciativa, inclusive com vídeo de divulgação.

O 41o Concurso de Textos em Prosa e Poesia conta os seguintes níveis e categorias:

Nível 1: 1º ao 3º ano – Ensino Fundamental I
Categoria: Poesia

Nível 2: 4º ao 6º ano – Ensino Fundamental I e II
Categorias: Poesia e Prosa: gênero livre

Nível 3: 7º ao 9º ano – Ensino Fundamental II
Categorias: Poesia e Prosa: gênero Crônica

Nível 4: Ensino Médio
Categorias: Poesia e Prosa: gênero Miniconto

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *