Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble fazem show esta sexta no IMS

Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble fazem show esta sexta no IMS

Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble fazem show esta sexta no IMS
outubro 04
15:34 2019

O músico, compositor e arranjador de Poços de Caldas, Rodrigo Mendonça, se juntou a outros 7 expoentes da música instrumental da cidade para um show nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 20h, no Instituto Moreira Salles. O  projeto consiste em realizar um show autoral, com uma formação particular e uma linguagem que mistura o universo erudito com o popular, garantindo o acesso à cultura e divulgando a música instrumental brasileira. Com uma vasta experiência musical, tanto como músico acompanhante de artistas, de orquestras sinfônicas, big bands, trabalhos de música instrumental (choro, mpb, jazz), como arranjador, gravações e produções em estúdio, Rodrigo Mendonça lança seu primeiro show autoral intitulado Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble.

Nele, o músico transfere para o trabalho toda a sua diversidade artística, abusando de uma estética acústica – ao mesmo tempo moderna e sofisticada – com conceitos que misturam um pouco do universo erudito com a diversidade da música popular brasileira. O grupo será formado por um quinteto de cordas (viola, violoncelo, contrabaixo e dois violinos), bateria, flauta transversal e saxofone.

A ideia é realizar o show com uma formação singular, mas com riqueza em timbres e sonoridades, levando ao público um trabalho autoral com estética diferente e inovadora. O intuito é tocar música instrumental, com arranjos para formação de septeto, explorando a sonoridade musical de cada instrumentista, sob influência da música brasileira, do jazz, com toques da linguagem erudita.

Tendo como referência artistas como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Vento em Madeira, Toninho Horta, Carlos Malta, Juarez Moreira, Trio Corrente, Quinteto da Paraíba, Pau Brasil, Orkestra Rumpilezz, Banda Mantiqueira, Heitor Villa Lobos, entre outros, Rodrigo Mendonça vai mostrar um repertório com raízes brasileiras, num formato intimista com sonoridade de música de câmara, mas com vigor e jeito popular de tocar. Essa mistura será o grande diferencial do trabalho, e pretende apresentar ao público um espetáculo único, para que a população tenha acesso à música de qualidade e a excelência de sons produzidos por instrumentistas que, na maioria dos casos, não dispõem de espaço para divulgação na grande mídia.

Objetivo

O principal objetivo do projeto é promover a valorização e a divulgação da música instrumental, nos seus inúmeros gêneros e estilos, como o jazz, chorinho, samba, baião, rock, afro-music, bossa nova, erudito e a música experimental, entre outros, com destaque para obra autoral. A missão de fomentar a difusão e expressão musical do estilo instrumental, que a cada dia se reinventa e se apresenta sob diversas linguagens.

Tem ainda como objetivo formar público para música instrumental e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo assim, a consciência crítica dos cidadãos.

Equipe

Rodrigo Mendonça – Composições, Sax e flauta

Paulinho Figueira – Contrabaixo

Alessandro Franceschini – Violoncelo

Afonso Galvani – Viola

Kimberly Mangolin –Violino

Henrique Neves – Violino

Fabinho Guido – Bateria

Participação especial: André Batiston – Violão

Flávia Siqueira – Fotos

Rodrigo Lee – Assessor de imprensa

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *