Zeca Camargo, Elisa Lucinda e patrono Jorge Schwartz ão atrações do primeiro fim de semana do Flipoços

Zeca Camargo, Elisa Lucinda e patrono Jorge Schwartz ão atrações do primeiro fim de semana do Flipoços

Zeca Camargo, Elisa Lucinda e patrono Jorge Schwartz ão atrações do primeiro fim de semana do Flipoços
abril 27
17:43 2019

Começa neste sábado, 27 de abril, a 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que tem como tema “Literatura sem Fronteiras” e terá mais de 100 horas de programação distribuídas em 150 atrações. A expectativa da organização é receber pelo menos 70 mil pessoas.

O primeiro fim de semana do festival traz diferentes atrações que prometem agradar todos os tipos de públicos. Para o sábado as atrações vão desde o tradicional Encontrão dos autores sulfurosos com a participação de 20 autores de Poços de Caldas até a cerimônia de abertura, que neste ano conta com o patrono Jorge Scwhartz, o escritor sulfuroso Ramiro Canedo de Carvalho, a escritora sem-fronteiras Kátia Gerlach e o ex-ministro da cultura e atual secretário de estado de cultura de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

Ainda no primeiro dia do evento ocorre o lançamento nacional do livro “O Banqueiro Embaixador e a Construção do Brasil”, sobre a vida de Walther Moreira Salles, escrita pelo jornalista Luis Nassif. O bate-papo seguido de autógrafos começa às 14h30, com entrada gratuita.

Dentro da temática, às 14h, ocorre o encontro entre poetas, com a portuguesa Calí Boreaz, que lança seu bem recomendado livro “outono azul a sul” e o escritor Tadeu Rodrigues, que lança, com exclusividade, o livro “A utilidade do rascunho”.

A abertura do festival reserva também um bate-papo sobre o mercado editorial, com Vitor Tavares, João Scortecci e Magda Krauss às 14h30 no Teatro da Urca. No mesmo horário, no Museu Histórico e Geográfico, ocorre o lançamento da obra “Ativismo policial, o papel garantista do delegado de polícia”, com o delegado lotado em Poços de Caldas, Cleyson Brene.

Ocorre também na abertura a apresentação do espetáculo Los Grandes Poetas del Tango, com o cantor latino Lucas Cozzani e a maestrina Valderez Medina Ferreira A entrada é gratuita.

Programação no domingo

No domingo, o evento recebe o lançamento do autor italiano Tommaso Squilace, com o lançamento do livro “Então Tá…”, a mesa “Felicidade como linguagem e poesia”, com o padre Gilvair e o coach Anderson Jacob. A mesa “Literatura sem fronteiras”, com os autores Juan Quintero Herrera (Uruguai), Calí Boreaz (Portugal) e Kátia Gerlach (EUA) acontece também às 15h30 do domingo.

No mesmo horário, o jornalista Zeca Camargo lança a biografia Elza, em que conta a história da artista Elza Soares. A entrada é gratuita. Às 17h, Elisa Lucinda lança com exclusividade o “Livro do avesso”.  Às 19h30, o patrono Jorge Schwartz faz a conferência “América Latina: entre a literatura  e as artes plásticas”.

 Levedo & Letras e Feira do Livro 

Tanto no sábado (27) como no domingo (28), na área externa do Flipoços ocorre a festa Levedo & Letras, em um oferecimento da Loren Truck Beer. No sábado a discotecagem é do Dj Rober Vibe e no domingo, quem comanda é a banda Capitão Vinil.

Vale destacar que além das atrações do festival, ocorre simultaneamente a Feira do Livro, que neste ano conta com mais de 80 exposições e tem livros sendo vendidos a partir de R$ 5.

Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME, Café Três Corações e Secretaria de Turismo. Com o apoio das entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Parceria Cultural Sesc e Senac Minas.  Mais informações, sobre ingressos, programação completa e guia virtual podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *